Memórias do transporte: Criação da RFFSA
Na sessão ”Memórias do Transporte” conheça a história da criação da RFFSA
A RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A ) foi criada como o objetivo principal de promover e gerir os interesses da União no que diz respeito aos transportes ferroviários, com a consolidação de 18 ferrovias regionais que eram caracterizadas por diferentes sistemas administrativos. Por meio da Lei n° 3.115, de 16 de março de 1957, foi validada a autorizada a sua vigência.
Presente na maioria dos estados brasileiros, a empresa foi dividida em Superintendências Regionais. Em São Paulo, a Superintendência Regional 4 (SR-4) integrou os antigos sistemas da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (incluído a ligação entre Suzano e Rio Grande da Serra) e da Estrada de Ferro Central do Brasil (entre a estação Roosevelt, em São Paulo, e o município de Mogi das Cruzes), destinados ao tráfego de trens de subúrbios da Região da Grande São Paulo. A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (Bauru-SP a Corumbá-MS) também do incorporada à SR-4.
Os paulistas dos anos 60 e 70 testemunharam as grandes transformações na estrutura da cidade: explosão demográfica, rede metropolitana de transportes coletivos, início das obras do metrô, construção de grandes viadutos e avenidas, ocupação das várzeas com fechamento de ribeirões, córregos e rios. Simultaneamente, modificações estruturais nas diversas áreas da cidade: passagem dos quarteirões industriais a condomínios urbanos verticalizados e o deslocamento de bairros industriais para outras áreas (em direção ao ABCD).
A primeira solução institucional para os trens metropolitanos surgiu em 1975, com a criação da Divisão Especial de Subúrbios do Grande Rio e Divisão Especial de Subúrbios de São Paulo.
Leia também:
- Memórias do transporte: A Primeira Estrada de Ferro do Mundo
- Memórias do transporte: A Primeira Estrada de Ferro do Brasil
- Memórias do transporte: Conheça a Estação Roosevelt
- Memórias do transporte: Conheça a estação de Raiz da Serra
- Memórias do Transporte: São Paulo Railway Estrada de Santos – Jundiaí
- Memórias do Transporte: Conheça a Estação Paranapiacaba
- Memórias do Transporte: A Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC
- Memórias do Transporte: “Fofão” o ônibus de dois andares de Jânio Quadros
- Memórias do transporte: As ferrovias Paulistas
- Curiosidades: As 10 ferrovias mais perigosas do mundo
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.