março 3, 2024

Na sessão ”Memórias do Transporte” conheça a história da estação Roosevelt

A estação do Norte foi aberta pela E. F. do Norte em 1875, ao lado da Estação Brás da São Paulo Railway – SPR, onde havia baldeação com Estrada de Ferro Central do Brasil.

A inauguração da ferrovia foi quase dois anos depois, em 10 de julho de 1877, dois dias antes, havia sido inaugurada oficialmente a Estação Roosevelt, com a presença do Imperador.

Após sua inauguração, ela foi a principal porta de entrada da migração nordestina e de europeus, principalmente italianos, que se ficaram aos arredores da estação.

A estação era o ponto de embarque e desembarque, com trens com destinos ao Rio de Janeiro e para algumas localidades de São Paulo, pela E. F. Central do Brasil.

Foto: Marcelo Almirante
Estação Roosevelt (Brás)

Localizada perto do Largo da Concórdia, o prédio passou por algumas reformas ao logo dos anos.

Em 1945 a estação deixou de se chamada de Estação do Norte para Estação Roosevelt em homenagem ao Presidente americano. Primeiro nos anos 40, onde foi reconstruído para substituir o prédio original e anos mais tarde a parte exterior.

A estação já foi administrada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), nessa migração a estação Roosevelt mudou novamente de nome e passa-se chamada Estação Brás. Atualmente é dirigida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O nome Roosevelt desapareceu, prevaleceu o nome “Estação Brás” para metrô e CPTM.

Foto: Pseudopapel
Mapa do TUE série 1100, onde mostra a Estação Roosevelt

Ruan Filipe

Estudante, fã de games e de astronomia. Sou auxiliar de redação do Rede Noticiando e aqui trarei assuntos sobre mobilidade e tecnologia.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *