agosto 5, 2020

Na sessão ”Memórias do Transporte” conheça a Primeira Estrada de Ferro do Mundo.

A revolução industrial ocorrida na Inglaterra, no século XVIII, caracterizou-se pela evolução tecnológica e por uma grande mudança socioeconômica. Ela transformou aos poucos a sociedade agrária – em que os transportes utilizavam a força humana, dos animais, dos ventos e das correntes de água – em uma sociedade industrial, com a criação de máquinas movidas a vapor, eletricidade e combustão. Consequentemente, estimularam-se também os progressos na área de transportes para proporcionar mais rapidez na logística de produção de mercadorias.

Dois engenheiros ingleses foram pioneiros na criação de transportes sobre trilhos. Richard Trevithick (1771-1833) inventou, em 1803, uma máquina a vapor com peso de cinco toneladas e velocidade de 5 km/hora. Mas George Stephenson (1781-1848) foi o verdadeiro criador da tração a vapor em estrada de ferro. O veículo foi experimentado em 25 de julho de 1814, entre Lilligwort e Hetton, na Inglaterra, com carga de oito vagões em 30 toneladas.

O primeiro trem de passageiros circulou em 27 de setembro de 1825, na linha de Stockton a Darlington (51 km), tracionado pela locomotivaActive“, depois denominada “Locomotion“. Foram transportadas 600 pessoas e 60 toneladas de carga.

A obra capital de Stephenson foi, em seguida, a construção da estrada de ferro entre Liverpool e Manchester (1826 a 1830).

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Amante de livros, fotógrafa aspirante e amante de astronomia. Dona do instagram Diário da CPTM
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.