Desde a meia-noite da última segunda-feira, 19 de agosto, a tarifa do Vale-Transporte na capital voltou a ser cobrada no valor de R$ 4,57 e limitado a apenas duas viagens em um período de três horas.

A ação foi possível após o Superior Tribunal de Justiça dar parecer favorável a Prefeitura de São Paulo e derrubar uma liminar que mantinha a tarifa em R$ 4,30 e que não limitava o uso do VT. O cumprimento da medida está sendo feito por meio da SPTrans, que gerencia o transporte sobre ônibus na capital paulista.

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e a Defensoria Pública ainda vão recorrer da decisão judicial, o que pode prolongar ainda mais o imbróglio instalado desde que o decreto municipal provocou mudanças no benefício, que além doo aumento da tarifa, possuí menor número de integrações.

O Idec criticou a Prefeitura, considerando a rapidez do órgão em aumentar o valor do vale-transporte e diminuir o número de embarque.

Confira a nota na íntegra:

“Aumentar o valor e diminuir a integração do VT do dia para a noite demonstra o descaso da Prefeitura com o cidadão, não permitindo aos mais vulneráveis ajustar seus créditos, deixando muitos na rua”, completou o Idec.

Ainda de acordo com o instituto, a medida não seguiu a “metodologia de avisos prévios da própria SPTrans, nem teve uma regra de transição”, e também não permitiu ao cidadão que recebeu o benefício, de acordo com os valores anteriores, a utilizar o vale-transporte com a mesma taxa e as quatro integrações que valiam antes da decisão da Justiça de São Paulo”.

A nota da instituição pontuou a demora de mais de 15 dias para a prefeitura cumprir uma decisão que devolvia o direito ao trabalhador na época, mas quando é em benefício próprio, ela demonstra agilidade.

O que disse a Prefeitura de São Paulo?

Por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), a prefeitura afirmou o seguinte:

“O STJ decidiu no dia 08/08 que a população de São Paulo não deve subsidiar os empresários nas aquisições do Vale Transporte.”

SPTrans

Para ficar por dentro das últimas notícias da SPTrans como alterações de linhas de ônibus, entre outras notícias, clique aqui.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou profissional e estudante de enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.