A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo, promove, em parceria com Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), ação de conscientização sobre a esclerose múltipla (EM). A iniciativa será realizada nesta sexta-feira, 30, das 10h às 16h, na Estação Largo Treze, e faz parte do Dia Nacional de Conscientização sobre a doença, desenvolvido pela associação.

A campanha de conscientização tem como objetivo divulgar a doença de forma educativa, promovendo vivências que simulam as limitações a que as pessoas acometidas pela esclerose estão expostas diariamente. Movimentos de fisioterapia e exercícios de terapia ocupacional estão entre as atividades que serão desenvolvidas por voluntários da associação e profissionais da área da saúde. Também haverá distribuição de folhetos informativos.

Sobre a doença

A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. Não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga. A ABEM estima que atualmente 35 mil brasileiros tenham esclerose múltipla.

Um sintoma muito comum entre os pacientes é o déficit de equilíbrio. Pode ser proveniente de 2 de 3 múltiplos sistemas como: musculoesquelético, neuromuscular, perceptual, sensorial e por lesões específicas em áreas encefálicas correspondentes ao controle de equilíbrio. A fisioterapia atua na avaliação correta da origem destes déficits e no trabalho de readequação destes sistemas envolvidos e neuroplasticidade.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou profissional e estudante de enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.