julho 3, 2020

A extensão da Linha 4-Amarela de metrô até o município de Taboão da Serra, na Região Metropolitana, voltou a ser pauta de deputados.

Uma proposta de emenda, número 11, de autoria do Deputado Estadual José Aprígio da Silva, do Podemos, foi apresentada na quarta-feira, 28 de agosto, em plenário e publicada nesta quinta-feira, dia 29.

A emenda do deputado é ao projeto de lei 924, do governador João Doria, que institui o Plano Plurianual – PPA 2019–2023 e que foi apresentado aos deputados estaduais no dia 15 de agosto.

O Deputado quer, na emenda, que a expansão da linha 4 para Taboão seja incluída no “Programa 3708 – Expansão, Modernização e Operação do Transporte Metropolitano – Pitu em Marcha”, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).

Em sua justificativa, o parlamentar diz que o atendimento até Taboão é previsto no contrato de concessão de 2006 com a ViaQuatro, mas que, apesar da alta demanda de passageiros, a extensão por trilhos ainda não tem data para sair do papel, somente a conclusão da estação Vila Sônia, ainda na capital paulista.

“Saliente-se ainda que, conforme declaração do Ilustríssimo Senhor Silvani Pereira, Diretor Presidente do Metrô, em resposta (OF.P224 de 23/04/2019, abaixo) a Requerimento de Informações, de nossa autoria, a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra está prevista como Fase III de implantação, todavia, sem prazo definido para implantação e operação no PPA vigente, o que denota a urgência desta Emenda a fim de atender à crescente demanda por transporte da população de Taboão da Serra e municípios vizinhos” – diz trecho do projeto.

Vale lembrar que a extensão da Linha 4 até o Taboão da Serra está inserida na Fase III. Já em relação a emenda, ela ainda precisa ser votada em plenária sobre a PPA.

Ligação entre Taboão da Serra e Vila Sônia será feita por ônibus

No dia 19 de fevereiro de 2019, o presidente da ViaQuatro, Luís Valença, confirmou que que quando inaugurada a estação Vila Sônia, em 2020, a concessionária que administra a Linha 4-Amarela operará uma linha de ônibus especial ligando Taboão da Serra à futura parada.

A informação foi dada pelo presidente durante um encontro com sites especializados em mobilidade urbana na sede da empresa, no bairro da Vila Sônia.

A ViaQuatro não definiu ainda se vai comprar os ônibus ou se vai contratar uma empresa.

Luís Valença reconheceu que a experiência do Grupo Ruas, que detém ônibus municipais em São Paulo e 15% de participação na ViaQuatro, deve contribuir para esta operação.

“Eles [Grupo RuasInvest] entendem desse negócio. Nós estamos ainda na etapa de preparar esta operação de ônibus. Temos duas opções, ou ter frota própria, com manutenção e funcionários próprios, ou usar um terceiro por causa da escala. Vamos começar com uma operação muito pequena, a gente está ainda para tomar esta decisão. Se a gente for usar um terceiro, seguramente que o nosso acionista [Ruas] que entende desse assunto, alguma contribuição importante vai vir daí”, disse o presidente da ViaQuatro que ainda acrescentou que o serviço não será um sistema convencional de ônibus, mas vai ser uma extensão do metrô.

A empresa estuda se haverá paradas destes ônibus durante o trajeto, o que “provavelmente deve ocorrer”.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Rogério Queiroz says:

    Ate Taboão nao e Suficiente.
    Tem q ir Até a População de EMBU DAS ARTES E ITAPECERICA DA SERRA uma estação em cada cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.