Curiosidades: As 10 ferrovias mais perigosas do mundo

Curiosidades: As 10 ferrovias mais perigosas do mundo

Conheça as 10 ferrovias mais perigosas do mundo!

Quem utiliza os trens como meio de transporte seja diariamente ou de forma esporádica, certamente já deve ter parado e se perguntado: Quais são as ferrovias mais perigosas do mundo?

Pensando nisso, o Rede Noticiando destaca 10 ferrovias pelo mundo, que são consideradas as mais perigosas. Confira a lista abaixo:

1- Chennai-Ramerswaram, Índia

Em primeiro lugar nós destacamos essa ponte marítima de 2,06 km que faz parte da rota ferroviária que liga a cidade de Chennai com a zona de peregrinação Rameswaram, na ilha de Pamban, no sul da Índia.

A ponte ferroviária Pamban foi construída em 1914 sobre o Oceano Índico e a parte central dela está aberta para permitir o tráfego de navios e outros tipos de transportes náuticos. Apesar de ser sustentada por 145 pilares de concreto, as fortes correntes oceânicas e ondas do mar, bem como ciclones, muitas vezes representam uma série ameaça tanto para a ponte como para o trem, que chegou a ser inundado inúmeras vezes.

2- Aso Minami, Japão

Essa é a via ferroviária mais perigosa do Japão devido á sua proximidade ao Monte Aso, maior vulcão ativo do país, que atravessa a região de Kumamoto, conectando Station Takamori ao Minamiaso Tateno.

Os trilhos do trem estão ao lado do vulcão e os visitantes estão sempre sujeitos a testemunhar uma erupção a qualquer momento. A lava quente do vulcão é normalmente vista queimando o bosque que cerca as vias e os visitantes podem ver o vapor saindo durante o outono.

3- Nariz do Diabo, Equador

O nome por si já trás medo! Se trata de um trecho de 12 quilômetros entre Alausí e Sibambe, na cordilheira dos Andes do Equador, que foi construído em torno do Condor Pununa em 1902 como parte da ferrovia Quito-Guayaquil.

A seção do ”nariz do diabo” está localizada a 2.743 metros acima do nível do mar e foi considerada uma das vias com execução de engenharia mais difícil do mundo. Os viajantes podem experimentar a subida íngreme em uma série de zigue-zagues e uma queda quase vertical de 500. Assustador não?!

4- Trem das Nuvens, Argentina

A linha ferroviária, inaugurada em 1948, após quase 27 anos de construção foi originalmente feita com fins socioeconômicos, mas hoje é apenas um trem turístico que sai de Salta em uma viagem de ida e de volta de 15 horas por 434 km. A rota passa por um total de 29 pontes, 21 túneis, 13 viadutos, um dos quais está a 4.250 metros acima do mar.

Esta é uma via que passa pela Cordilheira dos Andes a uma distância de 217 km, conectando Salta, noroeste da Argentina, com Polvorilla, na fronteira com o Chile.

5- Passe Branco e Yukon, Alaska

O Passe Branco de 110 milhas de comprimento foi originalmente construído durante a febre do ouro de Klondike para conectar Skaqway, no Alasca, com Whitehorse, no território de Yukin, no Canadá.

Foi aberto em 1900, mas fechado em 1982 após o colapso da indústria de mineração. No entanto, foi reaberto em 1988 como uma ferrovia patrimonial para que os turistas desfrutassem das vias íngremes, passando sobre falésias e paisagens deslumbrantes de montanhas, geleiras e cachoeiras.

A rota sobe até 3.000 pés em um total de 20 milhas e inclui dois túneis, bem como a ponte conhecida como Capitão William Moore, construída em 1901.

6- Kuranda Scenic, Austrália

A ferrovia Scenik de Kuranda tem 34 quilômetros e conecta Cairns até a cidade de Kuranda em Queensland, na Austrália. Foi construída entre os anos de 1882 e 1891 e passa por uma floresta densa do Parque Nacional Barron Gorge, considerado um Patrimônio Mundial e pela cordilheira Macalister.

As vias se submergem a poucos metros em numerosas cascatas, incluindo as Cataratas Barron, que encharcam os passageiros com água. O trem trafega través de 15 túneis, 93 curvas e 40 pontes durante uma viagem de ida e volta de 1,45 horas.

7- Georgetown Loop, Colorado

Esta se trata de uma ferrovia que conecta as cidades vizinhas de Georgetown e Silver Plume, nas Montanhas Rochosas do Colorado. A estrada estreita foi construída em 1877 para fornecer acesso às minas de prata e foi fechada em 1939, mas reaberta em 1984 para fins turísticos. A linha de trem se estende por 7,2 km e corre ao longo de um caminho de “saca-rolhas” em terreno montanhoso, atingindo uma altitude de 640 pés.

O percurso inclui quatro pontes sobre o Valle de Clear Creek, incluindo a Ponte Alta da Porta do Diabo a 100 pés de altura, sobre a qual o trem se move lentamente e de forma precária. Essa deu medo!

8- Lynton & Lynmouth Cliff, Reino Unido

Com apenas 263 metros de cumprimento, essa mini-ferrovia abrange as cidades inglesas de Lynton e Lynmouth, começando nesta última e deslizando por uma inclinação de 152 metros de altura com uma variação de inclinação de até 58 graus.

O trajeto começou a funcionar em 1890 e está localizado no coração do Parque Nacional Exmoor, oferecendo vistas espetaculares do Exmoor e da costa norte de Devon. Os trens, que trafegam nas mesmas vias dos automóveis, podem transportar 40 pessoas cada.

9- Cumbres e Toltec Scenic, Novo México

A Cumbres e Toltec Scenic foi construída em 1880 e é uma ferrovia patrimonial de 64 milhas que opera entre Chama, no Novo México e Antonito, no Colorado. A estreita via foi construída como parte da Extensão San Juan do Rio Grande. O trem vem levando turistas através das pitorescas montanhas rochosas do Sul desde 1971.

A rota deriva seu nome da garganta Toltec, de 800 pés de altura, e Cumbres de 10.015 pés, por onde a via passa. Esta é a via mais alta dos EUA, mas a locomotiva a vapor também avança entre as bordas estreitas, loops, cavaletes e túneis para conseguir chegar ao seu destino.

10- Ferrovia da Morte (Tailândia)

Se você já viu o histórico filme de guerra A Ponte do Rio Kwai, então provavelmente reconhecerá esta rodovia, já que é a mesma do filme. Localizada na província de Kanchanburi, na Tailândia, a construção da Ferrovia da Morte custou a vida de centenas de prisioneiros de guerra americanos e britânicos durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar da sua angustiante história, a ferrovia atravessa uma parte linda da Tailândia, com paisagens de florestas de tirar o fôlego.

Embora seja considerado por especialistas um dos meios de transportes mais seguros, por vezes, o trem precisa passar por alguns trechos muito perigosos, pondo em risco todos os passageiros e empregados que ali estão embarcados.

Gostou do nosso artigo? Se além dessas 10 ferrovias mais perigosas do mundo que destacamos você conhece mais alguma? Coloque o nome dela ai nos comentários. Até a próxima!

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *