outubro 20, 2020

A BYD, empresa especializada em mobilidade elétrica, informou que está disposta até a bancar as desapropriações para retomar o projeto original da linha 18-Bronze do monotrilho. A fase de desapropriações é de responsabilidade do governo do estado, e foi o maior entrave para o andamento das obras, que culminou no cancelamento do projeto e no lugar, a gestão Doria resolveu colocar um corredor de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit), cujo projeto se quer foi apresentado até o momento.

O Diretor de negócio da BYD, Alexandre Liu, informou à reportagem do jornal Diário do Grande ABC, que o grupo se colocaria à disposição do governo do Estado, administrado por João Doria, para injetar dinheiro e realizar as desapropriações de terrenos e imóveis que aparecerem no traçado da linha.

“Se for necessário, estamos dispostos a realizar as desapropriações. Basta saber se é possível que uma empresa privada possa realizar este tipo de trâmite. Mas reforço a informação, a BYD se coloca inteiramente à disposição do governo do Estado para que a Linha 18 seja executada com tecnologia de monotrilho”, declarou Liu, ao jornal.

Baldy diz que não existe nenhuma proposta sobre a linha 18-Bronze

Questionado em uma rede social sobre essa proposta da BYD, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, respondeu que não existe nenhuma proposta de qualquer empresa, algo que na realidade não é verdade.

“Não existe nenhuma proposta de qualquer empresa. Nada formalizado ao Estado para qualquer projeto. Ainda que seja para a já extinta Linha 18 pelos comitês responsáveis dentro do Governo”, disse Baldy.

Em outra ocasião, Baldy respondendo mais uma vez a questionamento em redes sociais disse que “não existe mais a Linha 18”, quando foi perguntando sobre as possibilidades do projeto original ser retomado.

“Não existe nenhuma proposta de qualquer empresa. Nada formalizado ao Estado para qualquer projeto. Ainda que seja para a já extinta Linha 18 pelos comitês responsáveis dentro do Governo”, disse Baldy.

STM respondeu ao jornal

Por meio de nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos alegou que o assunto não está mais sob governança da pasta, já que o objeto está extinto.

Nem monotrilho muito menos BRT

Um ano após cancelar o projeto de monotrilho na Linha 18-Bronze e escolher um corredor de ônibus como alternativa, nem o contrato de concessão foi rescindido, muito menos foi apresentado o projeto para a implantação do BRT.

Do que se prometeu na época de investimentos em mobilidade no ABC, foram apenas a chegada de “trem novos” (com 10 anos de uso) para a Linha 10-Turquesa da CPTM, fora isso, tudo ficou na promessa.

Secretário afirma que deve lançar obras do BRT do ABC ainda em 2020

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, voltou a afirmar que o governo estadual pretente lançar as obras do corredor de ônibus entre São Paulo e o ABC ainda em 2020.

A afirmação do titular da pasta de transportes metropolitanos foi dada durante uma reunião Conjunta das Comissões de Transportes e Comunicações e de Assuntos Metropolitanos e Municipais, da Assembleia Legislativa.

Agora é esperar…

Resta agora, a população do ABC aguardar novidades em relação ao projeto do corredor de ônibus, que deve ser operado – sem novidade alguma – pela Metra.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.