março 5, 2024

Os ônibus elétricos, mais conhecidos por não poluírem o meio ambiente, também são fonte de maior segurança e conforto para motoristas e passageiros. A fim de garantir a total segurança na condução dos seus veículos, a BYD faz treinamentos para os motoristas das empresas que adquirem seus ônibus. Atualmente, a BYD tem 100 ônibus em operação no Brasil e mais de 200 condutores já foram capacitados. Na capital paulista, a companhia é responsável por toda a frota de ônibus 100% elétricos em circulação.

De acordo com Aldo Santos, Supervisor de Serviços e infraestrutura de carregamento da BYD, os motoristas passam por treinamento prático e teórico e são importantes multiplicadores do conhecimento adquirido. A capacitação começa com instruções gerais, como direção segura, ‘os mitos e verdades’ sobre veículos elétricos (EVs), curiosidades sobre a tecnologia desse tipo de veículo e uma apresentação para a localização de componentes, funções, acessos etc.

“A parte prática da direção acontece depois, com foco na segurança e na eficiência para atingir maior autonomia com a carga da bateria, além das particularidades do veículo”, explica Aldo, que afirma que os elétricos possuem torque instantâneo, ou seja, é necessária menor pressão no pedal do acelerador na comparação com o ônibus à diesel.

“Procuramos quebrar certos mitos, como o que alega que os nossos veículos aceleram de forma espontânea. Isso não existe, na verdade em todos os veículos BYD, quando acionado o pedal de freio, os motores são desabilitados”, explica Aldo.

O uso do freio regenerativo em descidas e paradas é outra característica diferencial em relação aos veículos à combustão e os motoristas são treinados para utilizar esse sistema de forma eficiente.

A capacitação abrange ainda o conhecimento sobre tecnologias embarcadas, como o Sistema de Ajoelhamento bilateral (que facilita entrada e saída de passageiros), Sistema de Controle Eletrônico de Suspensão (que pode ser elevada para transpor obstáculos), espelhos e câmeras eletrônicos, ASR (controle de tração) e EBS (controle de frenagem).

Sem emissão de ruído, o silêncio é indicado por motoristas e passageiros como uma das grandes vantagens dos veículos de energia limpa. Relatos de condutores apontam que a percepção de barulhos provenientes do tráfego fica mais nítida, o que contribui para diminuir o tempo de reação do motorista em uma emergência. “Além do ruído, a ausência de vibração do conjunto motriz faz com que motoristas tenham uma jornada de trabalho com menos stress, aumentando a atenção à via e à condução”, conclui Aldo.

Vantagens dos veículos elétricos

• Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.

• Deixam de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano. Equivalente ao plantio de 892 árvores.

• A bateria tem dois ciclos de vida. No primeiro, são utilizadas com aplicação de transporte. No segundo ciclo de vida, as baterias são remontadas em módulos para aplicações de armazenamento e gestão de energia.

• As baterias degradadas são retiradas e direcionadas para a unidade de reciclagem

• O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel

• Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a seis vezes mais do que um ônibus elétrico.

• A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.

• Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão.

• A manutenção dos ônibus elétricos é muito mais simples e barata, chegando a 50% do valor de um ônibus a diesel

• Além de eliminar as emissões de gases contaminantes e de efeito estufa, os ônibus elétricos eliminam os ruídos que são causadores de doenças, especialmente entre crianças e idosos.

Ruan Filipe

Estudante, fã de games e de astronomia. Sou auxiliar de redação do Rede Noticiando e aqui trarei assuntos sobre mobilidade e tecnologia.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *