agosto 5, 2020

A Linha 18-Bronze voltou a ser pauta dos noticiários nesta semana, após a fabricante chinesa especializada em mobilidade elétrica, a BYD, ter feito uma proposta para retomar o projeto de construção do monotrilho. No entanto, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, se manifestou a respeito por meio de uma resposta em um perfil na rede social informando que “não existe mais a Linha 18”.

A resposta foi dada em um questionamento sobre as possibilidade de retomar a Linha 18-bronze. Baldy foi categórico e respondeu que “não existe mais a Linha 18 segundo a Procuradoria Geral do Estado e os comitês dentro do Estado”.

Baldy se referia à decisão do Conselho Gestor de Parceria Público-Privadas, que votou para extinguir o contrato de concessão patrocinada da Linha 18-bronze com a concessionária Vem ABC em agosto de 2019.

O projeto realmente morreu?

A resposta é não! O contrato ainda continua ativo e a concessionária Vem ABC segue funcionando. A “briga” para que o governo do Estado de São Paulo pague, por meio de negociações, e definir um valor de ressarcimento ao parceiro privado devem ser longas.

O que ficou claro é que retirar o projeto da linha 18 de monotrilho e colocar um corredor de ônibus do tipo BRT no local não se tratou de uma escolha técnica, mas sim, política.

Ainda que, em ano eleitoral, prefeitos comecem a se movimentar para angariar projetos e agradar seus eleitores, o projeto de um monotrilho ainda desperta o interesse, não só da própria Vem ABC, cujo contrato de concessão segue ativo, como de outras empresas internacionais, que querem investir no modal.

Nem monotrilho muito menos BRT

Um ano após cancelar o projeto de monotrilho na Linha 18-Bronze e escolher um corredor de ônibus como alternativa, nem o contrato de concessão foi rescindido, muito menos foi apresentado o projeto para a implantação do BRT.

Do que se prometeu na época de investimentos em mobilidade no ABC, foram apenas a chegada de “trem novos” (com 10 anos de uso) para a Linha 10-Turquesa da CPTM, fora isso, tudo ficou na promessa.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.