novembro 29, 2020

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, voltou a afirmar que o governo estadual pretente lançar as obras do corredor de ônibus entre São Paulo e o ABC ainda em 2020.

A afirmação do titular da pasta de transportes metropolitanos foi dada durante uma reunião Conjunta das Comissões de Transportes e Comunicações e de Assuntos Metropolitanos e Municipais, da Assembleia Legislativa.

O corredor de ônibus que será ao estilo BRT (Bus Rapid Transit) deve substituir o projeto da linha 18-Bronze do monotrilho. Na reunião, Baldy aproveitou para reafirmar que o projeto da linha 18 foi cancelado, em resposta a uma proposta feita pela chinesa BYD, interessada em tocar os trabalhos de construção.

Há um ano, o governador João Doria, resolveu trocar o sistema de monotrilho por um projeto de corredor de ônibus do tipo BRT, sob alegação de alto custo. Na época, Doria e sua equipe prometeu que o edital para viabilizar o BRT sairia até o fim de 2019 e que o contrato com o Consórcio Vem ABC, vencedor da licitação para construir o ramal por monotrilho, fosse encerrado neste mesmo período. Entretanto, até hoje, nenhuma das duas etapas foram concluídas.

O projeto realmente morreu?

A resposta é não! O contrato ainda continua ativo e a concessionária Vem ABC segue funcionando. A “briga” para que o governo do Estado de São Paulo pague, por meio de negociações, e definir um valor de ressarcimento ao parceiro privado devem ser longas.

O que ficou claro é que retirar o projeto da linha 18 de monotrilho e colocar um corredor de ônibus do tipo BRT no local não se tratou de uma escolha técnica, mas sim, política.

Nem monotrilho muito menos BRT

Um ano após cancelar o projeto de monotrilho na Linha 18-Bronze e escolher um corredor de ônibus como alternativa, nem o contrato de concessão foi rescindido, muito menos foi apresentado o projeto para a implantação do BRT.

Do que se prometeu na época de investimentos em mobilidade no ABC, foram apenas a chegada de “trem novos” (com 10 anos de uso) para a Linha 10-Turquesa da CPTM, fora isso, tudo ficou na promessa.

Agora é esperar…

Resta agora, a população do ABC aguardar novidades em relação ao projeto do corredor de ônibus, que deve ser operado – sem novidade alguma – pela Metra.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.