agosto 5, 2020

A volta dos trens da frota F para a operação comercial da linha 5-Lilás de metrô, operada pela concessionária, não deve acontecer tão cedo!

Ainda que liberados pelo Metrô, conforme divulgado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, os oito trens ainda passarão por um período de testes e ajustes.

O site Via Trolebus questionou a ViaMobilidade, concessionária responsável pela manutenção e administração da linha 5-Lilás, sobre o retorno das composições. Segundo a publicação, a concessionária respondeu que “os trens da Frota F que estão sendo liberados parcialmente pelo Metrô passarão por um período de testes e ajustes”. A empresa informou ainda que “a inserção dos trens na operação da linha será comunicada pelos canais oficiais da concessionária”.

Trens estão sendo testados na operação, porém, sem passageiros

Na terça-feira, 9 de junho, o trem 508 foi visto na operação comercial da linha 5-Lilás. A secretária dos Transportes Metropolitanos publicou um vídeo em uma rede social mostrando a movimentação do trem.

Fim da novela?

Os oito trens foram retirados de circulação em 2017, quando a linha 5 passou a operar com um novo sistema de controle dos trens, o CBTC. Na época, foram colocados em operação os trens da frota P (atual série 500 fase II). Ao todo são 26 trens desta nova série.

O Metrô de São Paulo, responsável pelas obras de expansão da linha 5 e pela modernização dos trens, chegou a dizer que as composições iriam ocorrer assim que toda a extensão, entre Capão Redondo e Chácara Klabin, estivesse em operação. Fato este, que não foi cumprido.

Em outubro de 2019, o secretário Alexandre Baldy disse que em 60 dias a linha 5-Lilás receberia o reforço dos trens da frota F, o prazo encerrou no final de dezembro daquele ano, e mais uma vez, o prazo não foi cumprido.

A Bombardier, responsável pela modernização dos trens, chegou a ser multada em R$ 50 milhões, conforme nota enviada do Metrô ao Rede Noticiando em agosto de 2019.

Atualmente, a linha 5-Lilás opera, de forma saturada, com 26 trens da frota P. Quando todos os trens da frota F estiverem em operação, a linha vai ficar com 34 composições ao todo.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.