agosto 5, 2020

O número de motoristas e cobradores de ônibus mortos pelo novo coronavírus (Covid-19) subiu para 40, segundo um levantamento do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas). Isso significa um aumento de 12% no total de pessoas que não resistiram à doença.

Segundo o levantamento, 155 casos de covid-19 foram confirmados entre os trabalhadores, aumento de 15% em relação ao mês passado. A maior parte dos casos de doentes e mortos está nas regiões Sudeste e Leste da cidade.

“Tememos que o problema possa fugir de controle se os coletivos continuarem superlotados, expondo a maiores riscos de contágio condutores e passageiros. Os ônibus podem virar incubadoras do coronavírus”, disse Valmir Santana da Paz (Sorriso), presidente em exercício do Sindmotoristas.

O sindicato disse que tem fiscalizado as empresas quanto ao fornecimento dos EPIs e orientado os trabalhadores a se manterem protegidos com as ferramentas disponíveis no momento: o uso da máscara, álcool em gel e lavar as mãos sempre que possível em locais apropriados.

O que diz a SPTrans?

A SPTrans disse em nota a Rádio Bandeirantes que não comenta os números apresentados pelo sindicato, mas reforça as medidas de segurança adotadas até agora, como a obrigatoriedade do uso de máscaras; veiculação de mensagens sonoras nos 31 terminais de ônibus com dicas e orientações para prevenção da covid-19; sinalização das plataformas com a distância de 1 metro entre os usuários.

Outra recomendação é de empresas operadoras instalarem cortinas nos postos dos motoristas para evitar o contágio e higienizar os veículos nas garagens e nos terminais. Além disso, a prefeitura lembra que as empresas concessionárias de ônibus devem realizar viagens sem exceder a capacidade máxima de passageiros sentados.

Confira abaixo os números por empresa, segundo levantamento do sindicato

SPTrans

Para ficar por dentro das últimas notícias da SPTrans como alterações de linhas de ônibus, entre outras notícias, clique aqui.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.