outubro 28, 2020

Finalmente os oito trens da frota F estão disponíveis para a operação na linha 5-Lilás de metrô, operada pela concessionária ViaMobilidade.

O Metrô de São Paulo concluiu a modernização dos trens da frota F, produzidos pela Alstom, cujo modelo é o Metropolis.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, foi quem informou a “novidade”, por meio de uma postagem em suas redes socias.

“Todos os trens estão liberados pelo Metrô de São Paulo, STM e agora passarão por um período de testes e ajustes pela ViaMobilidade, concessionária da linha 5-Lilás”, disse Baldy.

Trens da frota F aparecem na operação comercial

Nesta terça-feira, 9 de junho, o trem 508 foi visto na operação comercial da linha 5-Lilás. A secretária dos Transportes Metropolitanos publicou um vídeo em uma rede social mostrando a movimentação do trem.

Por enquanto, os oito trens passarão por um período de testes e ajustes da concessionária ViaMobilidade.

Veja o vídeo abaixo:

Fim da novela?

Os oito trens foram retirados de circulação em 2017, quando a linha 5 passou a operar com um novo sistema de controle dos trens, o CBTC. Na época, foram colocados em operação os trens da frota P (atual série 500 fase II). Ao todo são 26 trens desta nova série.

O Metrô de São Paulo, responsável pelas obras de expansão da linha 5 e pela modernização dos trens, chegou a dizer que as composições iriam ocorrer assim que toda a extensão, entre Capão Redondo e Chácara Klabin, estivesse em operação. Fato este, que não foi cumprido.

Em outubro de 2019, o secretário Alexandre Baldy disse que em 60 dias a linha 5-Lilás receberia o reforço dos trens da frota F, o prazo encerrou no final de dezembro daquele ano, e mais uma vez, o prazo não foi cumprido.

A Bombardier, responsável pela modernização dos trens, chegou a ser multada em R$ 50 milhões, conforme nota enviada do Metrô ao Rede Noticiando em agosto de 2019.

Como fica agora?

A partir de agora, a ViaMobilidade tem a sua disposição 34 trens, que vai ajudar muito no aumento da oferta de lugares na linha 5-Lilás, e consequentemente, na redução do intervalo entre as composições.

Por enquanto, os passageiros irão ver os trens da frota F em operação de testes, mas já é um avanço. Esperamos que tão logo estes trens possam servir a população que utiliza a linha 5-Lilás.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.