agosto 5, 2020

A novela sobre a volta dos trens da frota F na linha 5-Lilás de metrô, operada pela concessionária ViaMobilidade, ganhou mais um capítulo.

O presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira, foi questionado por um seguidor em uma rede social sobre noticias da frota F, se voltam em breve? Em reposta a ele, Silvani respondeu o seguinte: “Estamos terminando a modernização e em breve será entregue a ViaMobilidade”.

Quem acompanha o Rede Noticiando já viu aqui várias notícias a respeito da volta destas composições. Ao todo são oito trens que saíram de operação após a implantação do sistema CBTC na linha 5. Na época, isso em 2017, os trens da frota P (atual série 500 fase II) entraram em operação e desde então operam no ramal que liga o Capão Redondo até a Chácara Klabin.

A retirada dos trens era pra ter sido provisória, até que recebessem o novo sistema, e tivessem a mudança de layout concluídas.

Prazos não cumpridos

O Metrô de São Paulo, responsável pelas obras de expansão da linha 5 na época e pela modernização dos trens disse que os trens seriam entregues a ViaMobilidade, assim que toda a extensão, entre Capão Redondo e Chácara Klabin, estivesse em operação.

Estamos em 2020, por diversas vezes a volta desta série de trens foi pauta aqui no Rede Noticiando, com inúmeros prazos e nenhum foi cumprido. O último inclusive, foi dado pelo próprio secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que em outubro de 2019, disse que em 60 dias a linha 5-Lilás receberia o reforço dos trens da frota F, o prazo encerrou no final de dezembro daquele ano, e até agora não houve retorno.

Bombardier multada em 50 milhões

Em agosto de 2019, o Rede Noticiando publicou uma matéria mostrando que a Bombardier, responsável por modernizar os oito trens, foi multada pelo atraso. Na época, o Metrô de São Paulo disse que a empresa foi multada em R$ 50 milhões.

Seguiremos aguardando

Enquanto a demanda da linha 5 vinha numa crescente, o número de trens disponíveis era o mesmo. 26 trens em operação, sendo 24 de fato na linha e 2 reservas operacionais.

Vamos aguardar…!

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Ruan

Sou estudante, auxilar de redação e criador de conteúdo do Rede Noticiando. Games e música estão entre meus temas favoritos.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.