A Marcopolo participou do Siemens Digital Industry Forum 2019, realizado em São Paulo, no mês de agosto, maior evento de digitalização da América do Sul, criado para conectar a comunidade de usuários dos softwares PLM, CAE e de Manufatura. A Marcopolo apresentou dois cases, um desenvolvido pela área de Engenharia de Processos e outro pela Engenharia Experimental, sobre a simulação da planta fabril e outro sobre simulação, testes e validação que reduzem em até 80% o tempo necessário para a introdução de mudanças na linha de montagem e no processo de validação de novos produtos ou customizações dos atuais.
O mercado de carrocerias de ônibus demanda elevado grau de personalização do produto. Para atender rapidamente a essas customizações pedidas pelos clientes, o departamento de Engenharia de Simulações e Testes da Marcopolo desenvolveu metodologias que, além de tornar mais ágil todo o processo de validação de um novo componente, também é capaz de realizar tais validações em laboratório com bancadas de teste específicas para essa finalidade, reduzindo assim a dependência de veículos finalizados de clientes.
“Conseguir desenvolver novos produtos e validar rapidamente e, ao mesmo tempo, alterar e adaptar a linha de produção de ônibus às características e necessidades específicas de cada diferente pedido é um grande desafio. As duas apresentações realizadas pelas nossas equipes, uma relacionada ao desenvolvimento de produto e outra à simulação fabril, demonstram a nossa evolução nesses campos”, explica Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo.
Um dos cases apresentados pela Marcopolo foi desenvolvido a partir da escuta dos clientes e demonstra como a empresa realiza rapidamente, por intermédio de simulação e testes de validação, o desenvolvimento de componentes dos ônibus. O material aborda os testes e ensaios feitos em espelhos retrovisores dos modelos rodoviários.
Segundo a Engenharia de Simulações e Testes da Marcopolo, todos esses trabalhos estão alinhados ao planejamento estratégico da empresa que tem foco na confiabilidade do produto e no nosso valor Satisfação dos Clientes. O objetivo não é apenas fabricar um ônibus e sim promover uma experiência positiva e completa para os clientes, passageiros e motoristas.
Os conceitos da Indústria 4.0 são amplamente norteados pela digitalização dos processos, fluxos e modelos de componentes, temas discutidos no Siemens Digital Industry Forum 2019. Dentro desta perspectiva, os palestrantes e convidados vão discutir como a digitalização, está sendo utilizada para reduzir custos, elevar a qualidade dos produtos e reduzir o ciclo de desenvolvimento de novos equipamentos.
Leia também:
- Concurso Público: Metrô pública edital para contratação de agentes de segurança
- Estágio: Metrô de São Paulo divulga 52 vagas em diversos setores
- Segunda fase do VLT de Santos não tem prazo para início das obras
- Estação Jardim Planalto da Linha 15 do monotrilho é inaugurada
- Venda da concessão da linha 6 deve sair até o dia 11 de setembro
- Falta de fiscalização nas vans de Suzano incomoda passageiros
- Novo modelo de transporte em São Vicente será implantado por empresa
- Projeto do BRT da ex-linha 18-Bronze será apresentado em setembro
- Gestão Covas avalia contratos com empresas de ônibus de 15 anos
- Atualização do Google Maps recomenda viagens multimodais
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.