Na segunda-feira, 5 de agosto, a CPTM alterou o embarque e o desembarque dos passageiros da Linha 10-Turquesa na estação Brás. A mudança têm causado reclamações por parte dos usuários.

Agora, o embarque e desembarque dos passageiros ocorre apenas pela plataforma 1 da estação Brás. Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a mudança foi realizada visando melhorias na via de serviço.

Estação Brás Linha 10
Passageiros embarcam e desembarcam na plataforma 1 do Brás (Foto: Rede Noticiando)

A mudança no entanto, não foi divulgada de forma ampla e com antecedência, pegando muitos passageiros de surpresa. Um cartaz chegou a ser fixado na estação Brás e só depois de algumas queixas que a CPTM explicou a mudança em seus canais oficiais.

Melhorias na via de serviço

No mês passado entrou em operação 12 trens da série 7000, alocados da Linha 9, para prestarem serviços na Linha 10 entre o Brás e Rio Grande da Serra. Os trens contam com oito carros, mais portas para embarque/desembarque e ar condicionado.

Segundo a CPTM, o percurso entre as estações Brás e Rio Grande da Serra caiu de 56 para 52 minutos. A empresa destaca a melhor performance dos ”novos trens”.

Descontentamento dos passageiros

Nas redes sociais os passageiros estão reclamando da mudança feita pela empresa no embarque e desembarque da Linha 10 no Brás.

O perfil CPTM Noticiando ligado ao Rede Noticiando no Facebook fez à seguinte publicação e os passageiros repercutiram de forma negativa a mudança imposta pela empresa. Acompanhe:

A CPTM por meio de nota deu à seguinte declaração sobre a mudança:

“Após a troca da frota por trens mais modernos e com melhor performance, a Companhia eliminou a necessidade de manobra no fundo na Estação Brás para o trem reiniciar viagem sentido Rio Grande da Serra. A partir desta segunda-feira, 5 de agosto, os passageiros da Linha-10 utilizam somente a plataforma 1 para embarque e desembarque. Com a renovação da frota o percurso de Rio Grande da Serra até o Brás foi reduzido de 56 minutos para 52 minutos.”

Plataforma 2

O Rede Noticiando esteve na estação Brás para acompanhar de perto a mudança. A plataforma 2 que antes era utilizada para embarque dos passageiros foi descaracterizada, conforme mostra a foto abaixo.

Plataforma do Brás
Foto: Rede Noticiando

Será que a CPTM pretende estender a Linha 7- Rubi até o Brás? Resta saber o que será feito com essa plataforma.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou profissional e estudante de enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Ricardo says:

    O certo seria colocar as linhas 7, 10 e 11 para a Barra Funda, assim descongestionando as estações Brás e Luz. Mas a CPTM não pensa e não liga pra ninguém.

  2. Felipe Teixeira says:

    Utilizo a linha 7 e extender a linha até o Brás aumentaria muito a demanda dessa linha que ja é lotada, seria um terror pois apesar do 9500 ser o carro mais moderno da cptm e raramente ocasionar falha, a infraestrutura da malha ferroviária ainda é precária e descendente da antiga estrada santos-jundiai, leva em torno de 1 hora pra fazer morato-luz, sendo que boa parte do percurso o trem anda em velocidade baixa.

  3. Anônimo says:

    ou a linha 7 vai até o Brás, ou a linha 10 vai até a Luz, o que não dá e ter que ficar fazendo tanta conexão para chegar ao centro da cidade, nem tem estrutura para isso, se a linha 10 for até a Luz não teremos esse tipo de problema utilizando apenas uma plataforma.

    Marcos – São Caetano do Sul

  4. LUIS FERNANDO GOMES DA SILVA says:

    Moro no ABC, embarco no trem no Brás, sou passageiro da linha 10 Turquesa, parabéns a CPTM pela melhoria e redução no tempo do trajeto, saída na plataforma 1 ficou bem melhor. Desafogou as plataformas 2 e 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.