Na manhã desta quarta-feira, 10 de julho, o governador em exercício do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, entregou oficialmente os ”novos trens” para a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A cerimônia ocorreu na estação Brás, e ao lado de Garcia estavam o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, e o diretor-presidente da CPTM, Pedro Moro.

Ao todo foram entregues 12 composições, que vieram alocadas da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). Os trens foram fabricados pela espanhola CAF, entre os anos de 2009 e 2011 e já prestaram serviços em diversas linhas da CPTM, além da Linha 9.

Série 7000 na Linha 10-Turquesa
Trem da série 7000 em operação na Linha 10-Turquesa – Foto: Diego Silva

As composições já estavam em circulação desde o domingo, dia 7 de julho, e prestam serviços entre as estações Brás e Rio Grande da Serra.

A antiga série 2100 que operava na linha, grande parte dos trens já foi deslocada para pátios da CPTM, grande parte em Presidente Altino, local onde será dada a sua baixa patrimonial e seu destino será decidido.

série 2100
Trem da série 2100 será utilizada como reserva técnica (Foto: Mario Lucas/Rede Noticiando)

O governador em exercício, Rodrigo Garcia, disse que alguns trens da série 2100 ainda devem operar ”eventualmente” na Linha 10. O restante dos trens que não forem aposentados, irão servir de reserva técnica da empresa.

Melhorias na Linha 10-Turquesa

Na semana passada, quando anunciou a aposentadoria dos trens da série 2100 e a troca do monotrilho da Linha 18-Bronze por ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT) no ABC, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, informou que além de receber ”novos trens” a Linha 10-Turquesa passaria a ter uma operação no ”padrão metrô”.

Para que isso ocorra, é necessário investimento na parte de sinalização do ramal, principalmente com a implantação do sistema CBTC (Controle de trens baseado em comunicação). O mais absurdo disso tudo é que os equipamentos já foram comprados e estão sob o domínio da CPTM.

O CBTC permite diminuir a distância de segurança entre os trens, e consequentemente, diminuir o intervalo entre as composições. Para que a Linha 10-Turquesa passe a operar no ”padrão metrô”, é necessário a instalação dos equipamentos.

O plano de instalar o novo sistema, no entanto, nunca foi concretizado. Os equipamentos foram comprados, mas há pouco mais de 7 anos estão guardados. Muitos sob condições inadequadas: ao ar livre, debaixo de sol e chuva, mesmo com a embalagem indicando o contrário; e empilhados, apesar das caixas advertindo que são frágeis.

Como se já não bastasse, em um pátio nas proximidades de Capuava, em Mauá, uma série de equipamentos para melhorias da via permanente estão em estado de deterioração. Os equipamentos teriam custado na época de compra, cerca de R$ 133,9 milhões.

Luz no fim do túnel

O governador em exercício, Rodrigo Garcia, voltou a falar hoje sobre a modernização da Linha 10-Turquesa. A estimativa do mandatário é que os trabalhos sejam concluídos em 2022.

“A partir de agora todos os trens são novos. A modernização das estações sofre um planejamento da CPTM, onde em 2019 alguns projetos estão sendo concluídos e nós vamos licitá-los para que as obras sejam executadas entre 2020 e 2021, e no ano que vem o restante dos projetos também serão concluídos para que a gente execute as obras em 2021 e 2022. Importante é que a Linha 10 será completamente remodelada”, disse Rodrigo Garcia.

Em outras palavras…

O vice-governador quis dizer que até 2022, toda a infraestrutura da Linha 10-Turquesa estará remodelada. Isso contempla a reforma da estações, via permanente, redução do intervalo entre os trrens, ampliação dos horários nos serviços expressos e até uma ampliação do Expresso L10 até Mauá.

Mas e os alagamentos?

Garcia chegou a ser questionado sobre uma solução para os alagamentos que ocorrem ao longo da Linha 10, que atrapalham a circulação dos trens e consequentemente a viagem dos passageiros que por ali passam.

Linha 10-Turquesa
Alagamento interrompe circulação dos trens da CPTM (Foto: @dudugoo)

O vice-governador esquivou-se da pergunta, evidenciando que não ainda não há nenhum estudo ou conversas com prefeitos das regiões onde são constatados os problemas em dias chuvosos, para uma solução.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.