O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciou nesta semana que toda a frota antiga de trens da série 2100 da Linha 10-Turquesa será aposentada. Diante do anúncio, diversas teorias surgiram na ocasião.

Uma delas é que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realocaria trens da série 7000 que prestavam serviços na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) para a Linha 10. Com isso, a Linha 9 passaria a contar com os trens da série 8000, que prestam serviços exclusivamente na Linha 8-Diamante, entre às estações Júlio Prestes e Itapevi.

A série 8000 foi fabricada pela CAF, que também venceu um contrato para fazer o gerenciamento da frota, através de uma Parceria Público-Privada.

A frota conta com 36 trens, sendo que apenas 20 são utilizados, os demais servem como frota reserva da Linha 8.

A situação soava como absurda, já que enquanto outras linhas da CPTM operavam com trens antigos e obsoletos, a linha diamante tinha à sua disposição uma frota inteiramente nova e exclusiva. Agora essa situação vai mudar!

Série 8000 na Linha 9-Esmeralda

A partir deste domingo, 7 de julho de 2019, a série 8000 vai começar a prestar serviços na Linha 9-Esmeralda. O Rede Noticiando teve acesso a um comunicado que informa a operação do primeiro trem da série na Linha 9. Trata-se do 8005-8008 (S008).

Ao todo serão disponibilizados 12 trens da série 8000. Os trens trocarão os mapas metropolitanos e itinerários que ficam estampados em cima das portas.

A inserção de toda frota será feita de forma gradativa, assim que os trabalhos evoluirem.

A tabela abaixo mostra quais serão os trens disponibilizados para a linha esmeralda:

Com a inserção da série 8000 na Linha 9, outros 12 trens serão alocados para a Linha 10-Turquesa e irão se juntar a série 3000 e 7500 que por lá opera.

A baixa operacional da série 2100 vai começar já nesta quarta-feira, 10 de julho, conforme anunciou o secretário, Alexandre Baldy.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.