junho 1, 2020

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciou nesta quarta-feira, 3 de julho, que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) dará baixa operacional nos trens da série 2100 da Linha 10-Turquesa.

O anuncio foi feito juntamente com o modal escolhido para a Linha 18-Bronze, que deve ligar São Bernardo do Campo até a estação Tamanduateí.

Baldy disse que a Linha 10-Turquesa da CPTM, que liga o Brás até Rio Grande da Serra, passando pelo ABC, deve se tornar uma linha no ”padrão metrô” e por isso, novos trens devem ser incorporados a frota do ramal.

Desta forma, os confortáveis trens espanhóis da série 2100 será ”aposentada”, dando lugar aos trens da série 7000, fabricados pela CAF, que serão remanejados da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).

Linha 9-Esmeralda
Trem série 7000 circulando na linha 9-Esmeralda da CPTM (Foto: Rodrigo Thauam)

A troca dos trens deve começar já a partir da próxima quarta-feira, dia 10 de julho. Maquinistas da Linha 10 já estão realizando treinamento em um trem da série 7000.

Mudanças

Com o anúncio feito e a informação concretizada, a Linha 9-Esmeralda irá ceder 10 trens para Linha 10-Turquesa. Para não haver desfalque na frota de trens disponível para operação do ramal que percorre boa parte da Marginal Pinheiros, trens da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi) serão utilizados na Linha 9.

O site Metrô/CPTM revelou que a Linha 8-Diamante possui uma frota de 36 trens, sendo que apenas 20 são utilizados. Desta forma, essa ”sobra” de trens seria muito bem utilizada.

A série 8000 até então era exclusiva da linha 8-Diamante, isso porque, quando o governo decidiu modernizar os trens do ramal, fechou um pacote que além da fabricação dos trens, a CAF seria responsável pelo gerenciamento da frota, através de uma Parceria Público-Privada.

Agora, a frota será utilizada também na Linha 9-Esmeralda, que faz ligação direta com a Linha 8-Diamante em Osasco e Presidente Altino. Os ramais ainda dividem o pátio de Presidente Altino como abrigo para trens, manutenção, lavagem, entre outros.

Estação Pirelli

Alexandre Baldy aproveitou a coletiva de imprensa para anunciar a construção da nova estação Pirelli.

A Estação Pirelli, entre Capuava e Celso Daniel, vai sair do papel. A intenção do Governo do Estado é anunciar em agosto o modelo de estação. A previsão de entrega é de 24 meses após o início das obras.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Carlos lino says:

    O trens 2100 foram muito bem vindos e cumpriram seu papel
    Hoje são tecnologicamente defasados e imagino nen ter mais peças de reposição
    Sejam bem vindos os trens CAF e que venha com eles a modernização da sinalização e perfil de via com amv’s apropriados aumentando a velocidade operacional da linha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.