julho 14, 2020

A Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deve receber nos próximos dias cerca de dez trens da série 7000. As composições devem ser alocadas da Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú).

A informação não foi confirmada pela CPTM, entretanto, foi levantada em diversos grupos de discussão que cobrem o setor ferroviário, entre eles a página no Facebook ”Paparazzi Ferroviário”.

Na semana passada, um trem da série 7000 esteve presente no pátio Mauá, para treinamento dos operadores da Linha 10-Turquesa. A ação aumentou ainda mais os rumores de que o ramal que liga o Brás a Rio Grande da Serra deve receber os trens.

Hoje, a Linha 10-Turquesa opera com trens da série 2100, 3000 e oito trens da série 7500. Essa última série é oriunda da Linha 9-Esmeralda.

Mudanças

Caso a mudança se concretize, a Linha 9-Esmeralda irá ceder 10 trens para Linha 10-Turquesa. Para não haver desfalque na frota de trens disponível para operação do ramal que percorre boa parte da Marginal Pinheiros, trens da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi) serão utilizados na Linha 9.

O site Metrô/CPTM revelou que a Linha 8-Diamante possui uma frota de 36 trens, sendo que apenas 20 são utilizados. Desta forma, essa ”sobra” de trens seria muito bem utilizada.

A série 8000 até então era ou é exclusiva da linha 8-Diamante, isso porque, quando o governo decidiu modernizar os trens do ramal, fechou um pacote que além da fabricação dos trens, a CAF seria responsável pelo gerenciamento da frota, através de uma Parceria Público-Privada.

Eis que um problema surgiu, o contrato vencido pela CAF garante, ou pelo menos garantia, a manutenção e o gerenciamento exclusivo da série 8000 na linha 8-Diamante, não autorizando que a série circule ou circulasse em outras linhas.

Opção viável

Caso essa teoria realmente se confirme, será uma cartada de mestre da atual gestão à frente da CPTM.

Nos governos anteriores não houve essa ”ousadia” em quebrar protocolos ou negociar mudanças nos contratos. Uma frota de trens que serve apenas uma linha, sendo que não é utilizada em sua maioria, quando outros ramais sofrem com a falta de novos trens, é algo lamentável, mas que está em vias de ser consertado.

trem da linha 10 turquesa 26 anos
Trem da série 2100 (Foto: Mario Lucas Musial)

Uma notícia triste para que gosta dos confortáveis trens espanhóis da série 2100 é que com essa mudança, eles podem começar a dar adeus a Linha 10-Turquesa e serem baixados operacionalmente.

O Rede Noticiando procurou a CPTM para obter uma resposta sobre a teoria, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.