março 30, 2020

Neste sábado (10/8), o Expresso Turístico da CPTM terá como destino a cidade de Mogi das Cruzes. Conhecida como centro produtor de flores, em especial de orquídeas, Mogi também oferece roteiros rurais e ecoculturais, destacando-se as trilhas para ciclistas. Com o objetivo de facilitar o passeio dos cicloturistas, a cidade oferece paraciclos em alguns dos principais pontos turísticos da região central.

Para levar os ciclistas, o Expresso Turístico dispõe de um vagão bicicletário, com 45 vagas e todo o suporte para que as bicicletas sejam transportadas com segurança durante a viagem. A tarifa adicional unitária custa R$ 7,00 por bike. O trajeto até Mogi tem 48 km e dura cerca de 1h30.

O passeio é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, feitos de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60. Originalmente, esse trem pertenceu à Estrada de Ferro Araraquara que foi construída em 1898. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram restaurados pela CPTM sem perder o estilo.

O embarque é realizado às 8h30 na plataforma 4 da Estação da Luz e a viagem de volta parte às 16h30. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).

O valor unitário da passagem sai por R$ 50,00 (ida e volta), mas há descontos escalonados para aquisição de mais de um ingresso, chegando a 25% em compras a partir de 4 passagens. As bilheterias funcionam nas estações Luz e Santo André, todos os dias, das 9h às 18h. Os interessados podem consultar as datas disponíveis no site da CPTM http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx.

Além da viagem de Mogi das Cruzes que ocorre um sábado a cada três meses, o Expresso Turístico também tem visitas para Jundiaí (um sábado por mês) e Paranapiacaba (aos domingos e três sábados mensais). Lembrando que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos destinos escolhidos. Roteiros complementares, podem ser consultados nos sites dos municípios visitados.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.