Viação Santa Brígida entrega 10 novos ônibus para a cidade de São Paulo
O prefeito Bruno Covas, o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, e o presidente da SPTrans, Paulo Cézar Shingai, estiveram, na manhã deste sábado, 17 de agosto, na garagem da Viação Santa Brígida, na Zona Oeste, de São Paulo, para vistoriar ônibus novos que passam a atender a cidade.
São oito veículos do modelo Padron e dois superarticulados, que passam a integrar a frota de São Paulo, fazendo parte dos mais de 4 mil ônibus novos que a cidade já recebeu desde janeiro de 2017.
“Nós transportamos por dia na cidade de São Paulo algo em torno de 10 milhões de passageiros. E para colocar de pé um sistema com essa capacidade é preciso muitas pessoas envolvidas, de forma anônima e coletiva, que trabalha todos os dias, para poder levar essas pessoas de casa até o trabalho, de casa até a faculdade. O transporte público é uma obrigação do poder público, mas só é possível com a participação de todas essas pessoas”, declarou o prefeito Bruno Covas, ressaltando que até o final da gestão a cidade terá mais de 6 mil ônibus novos na frota.
Todos os ônibus novos são equipados com ar-condicionado, suporte para Wi-Fi, entradas USB e motores Euro V, menos poluentes. Além disso, todos oferecem acessibilidade.
A frota municipal de 14.079 ônibus tem sido renovada gradativamente e com isso o sistema chega a 13.865 veículos acessíveis, o que representa um percentual de 98,48% de acessibilidade no sistema.
A renovação da frota dos ônibus que circulam na cidade é indispensável para garantir a qualidade na prestação do serviço à população, sempre com foco na redução de emissão de poluentes, conforto e acessibilidade.
“A cidade de São Paulo tem um dos maiores sistemas de transporte de ônibus do mundo. Nós somos referência nos cenários nacional e internacional e isso nos motiva a oferecer um serviço cada vez para a população. E por isso temos ônibus novos rodando em todas as regiões”, acrescentou Edson Caram, secretário de Mobilidade e Transportes da cidade.
O prefeito Bruno Covas também comentou que espera obter em breve a autorização do Tribunal de Contas do Município para prosseguir com a assinatura dos contratos para os próximos 20 anos do transporte público. “É necessário para que a gente saia das amarrações que os contratos emergências impõem, dificultando que se possa avançar em melhorias e investimentos”, disse o prefeito.
“Quando o operador só tem a garantia de que vai receber por seis meses, como nos contratos emergenciais, ele realiza investimentos contando com essa limitação. Quando existe a garantia de contrato para 20 anos, a Prefeitura pode exigir melhorias no sistema, porque o operador vai ser remunerado ao longo desse período. E nos novos contratos será permitido medir e remunerar as empresas pelo desempenho, a partir da satisfação do usuário”, acrescentou Bruno Covas.
SPTrans
Para ficar por dentro das últimas notícias da SPTrans como alterações de linhas de ônibus, entre outras notícias, clique aqui.
Leia também:
- Relembre a troca de nomenclatura das linhas da CPTM
- Vigilante agredido essa semana na Linha 7 da CPTM morreu em hospital
- Dados mostram número de agressões sofridas por agentes da CPTM
- Passagem de ônibus poderá ser paga por celular, diz site
- Estação da Luz ganhará um novo túnel de conexão entre o Metrô e a CPTM
- Estudantes já podem verificar a revalidação do Bilhete Único escolar
- Dois ex-dirigentes do Metrô de SP se livram de punição por idade
- Cachorro em caixa de transporte desaparece na Linha 2 do Metrô
- Metrô realiza feira de adoção de cães e gatos neste domingo
- Curiosidades: As 10 ferrovias mais perigosas do mundo
- Metrô abre terceira licitação para estudos da Linha 19-Celeste
- Contrato emergencial dos ônibus pode ser adotado sem edital em Limeira
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.