Um novo túnel ligando as estações do Metrô e da CPTM foi aprovado para ser construído na estação da Luz, no Centro da capital.

O parecer favorável foi dado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Segundo o relatório do conselheiro Guilherme H. F. Del’Arco, publicado no Diário Oficial na quinta-feira, 8 de agosto, é preciso realizar a “adequação da estação ao fluxo atual de passageiros e a adequação de acessibilidade”.

Transferência da Estação Luz
Transferência entre o Metrô/ViaQuatro e a CPTM na Estação da Luz (Foto: Natan Oliveira)

O projeto executivo apresentado e aprovado pelo órgão prevê as seguintes intervenções:

  • Construção de um túnel de 117 metros de extensão de Interligação da Estação CPTM e Estação do Metrô com o objetivo de otimizar o fluxo de passageiros, em especial no horário de pico;
  • Implantação de duas novas estacadas rolantes (em substituição às fixas) e duas novas escadas fixas para escoamento da plataforma central da estação;
  • Reformas dos sanitários, implantação de dois elevadores no acesso da Cásper Líbero, novo acesso na praça da Linha 4 do Metrô visando melhorar a questão de acessibilidade;
  • Remanejamento da escada fixa de acesso ao mezanino com substituição do acesso existente, para melhorar o escoamento de passageiros.

O Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) já havia aprovado o projeto executivo do qual entendeu que a estação não sofreria alterações em suas características originais. Vale destacar que a Estação da Luz é um marco histórico da cidade de São Paulo, é tombada pelo próprio Congresp e não pode sofrer grandes alterações em sua estrutura.

A estação da Luz é ponto de passagem de vários passageiros. Ela liga 2 linhas de metrô, outras duas linhas da CPTM e mais 3 serviços expressos sendo eles: A Linha 1- Azul e 4-Amarela de metrô, as linhas 7-Rubi e 11-Coral e os serviços expressos do Aeroporto, Linha 10+ e o Turístico.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou profissional e estudante de enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Ricardo says:

    Seccionar a linha 7 Rubi para a Barra Funda, cogitado pelos dirigentes da CPTM é um flagrante desrespeito com os usuários desta histórica linha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.