O projeto do sistema de BRT que deve atender ao ABC e entrou no lugar da extinta Linha 18-Bronze do monotrilho voltou a ser pauta no início desta semana. Durante a entrega de três novas estações para a Linha 15-Prata, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, foi questionado sobre o andamento do projeto.n

Segundo Baldy, o detalhamento do projeto deve ser apresentado ainda neste ano e as obras devem começar no primeiro semestre de 2020, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2022.

“O estudos da linha 18 são feitos pela Procuradoria Geral do Estado e pelos comitês gestores do Governo do Estado de São Paulo [que concluíram] pela sua impossibilidade de prosseguimento. Portanto, o governador João Doria determinou que fossem agendados estudos para implementação do corredor BRT para que pudesse então colaborar com o transporte público de qualidade para os cidadãos. Estes estudos [do BRT] estão sendo realizados pela EMTU [Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos] e também pelos órgãos competentes do ponto de vista legal. Apresentamos que estas todas as análises seriam colocadas à sociedade até o final deste ano e assim estão seguindo seu curso normal” – afirmou Baldy.

O projeto do monotrilho foi trocado por um ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT) e a maior justificativa para tal foi o custo. A última estimativa do governo do estado é que o BRT custaria cerca de R$ 860 milhões e o monotrilho custaria em torno de R$ 6 bilhões.

Detalhes do traçado ainda serão divulgados, mas o que se sabe é que o BRT vai sair do ABC e chegar até o Sacomã.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.