As autoridades de Praia Grande, no litoral paulista, aguardam apenas a troca de comando da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), para reiterar o pedido de extensão do percurso do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) até a cidade.

A administração municipal reivindica há anos que o VLT seja estendido até o Terminal Tude Bastos, e que o transporte intermunicipal, do terminal em direção ao Litoral Sul, ocorra por meio através do Bus Rapid Transit (BRT), projeto este de responsabilidade da EMTU.

A proposta de Praia Grande é que o sistema VLT seja interligado do Terminal Rodoviário Tude Bastos à Avenida Angelina Preti, em São Vicente. O percurso, com uma extensão de aproximadamente 3,8 km, seria complementado através de uma integração com um projeto de BRT, dentro da Praia Grande, que seguiria até Peruíbe.

Na Baixada Santista está em operação um ramal do VLT, desde abril de 2015, mas de forma comercial desde 31 de janeiro de 2016; entretanto, com a ampliação gradativa do número de estações e horário de operação.

Somente em 31 de janeiro de 2017 foi entregue o primeiro trecho completo, com 11,8 quilômetros de extensão e 15 estações fazendo a ligação entre o Porto de Santos e o Terminal Barreiros, em São Vicente.

O sistema transporta atualmente 23 mil passageiros por dia.

O segundo trecho do VLT da Baixada Santista, denominado Conselheiro Nébias-Valongo, ainda está em fase de licitação. A data para o certame, a quinta após quatro adiamentos, ficou marcada para 5 de fevereiro de 2019.

Com os dois novos trechos, São Vicente (Terminal Barreiros) – Porto e Conselheiro Nébias – Valongo, em Santos, serão transportados em média 70 mil passageiros por dia, segundo a EMTU.

Leia também

– Secretário dos transportes metropolitanos fala sobre o cronograma do Trem Intercidades

– City Transporte assume integralmente a operação do transporte sobre ônibus no Guarujá a partir do dia 1° de fevereiro

– Trem da série 7000 é testado na Linha 13-Jade para homologação de sistema de sinalização

– Rodrigo Garcia promete entregar a Linha 17-Ouro do monotrilho em 2020

– Dupla é presa após assaltar passageiros em ônibus na Zona Sul de São Paulo

– Metroviários auxiliam mãe durante parto na estação Brás da Linha 3-Vermelha

– Linha 8073/10 Jardim Guaraú – Butantã sofre alteração operacional a partir deste sábado, dia 19

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Profissional e estudante de enfermagem, pesquisador, analista financeiro e de mídias sociais. A informação é o meu esporte!
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.