julho 3, 2020

O BRT alternativo a Linha 18-Bronze (que era monotrilho) foi finalmente apresentado nesta quinta-feira, 12 de setembro.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, se reuniu com o Consórcio Intermunicipal ABC, que reúne prefeitos da região vizinha da capital, para apresentar detalhes do plano de mobilidade urbana proposto pelo governador João Doria.

Baldy apresentou apenas previsões genéricas sobre o futuro corredor de ônibus do tipo BRT que será construído no trajeto do monotrilho cancelado. A novidade é que o governo decidiu mudar o traçado em seu traçado e seu trecho final terminará na estação Sacomã da Linha 2-Verde e não mais na estação Tamaduateí, como previsto anteriormente.

O secretário destacou que mudar o trajeto final é uma vantagem, pois poder ligar os ônibus com outro corredor, o Expresso Tiradentes da SPTrans, e que segue até o Parque Dom Pedro II, no centro de São Paulo.

Na época em que a gestão Doria cancelou a construção do monotrilho para a região, a alegação foram os custos que eram altos para a implantação do sistema. O governo argumentou ainda que o custo do BRT era mais barato e a capacidade de implantação era quase a mesma.

O site Repórter Diário acompanhou a reunião e informou que os custos estimados cresceram 26%, saltando dos R$ 680 milhões para R$ 860 milhões. Baldy informou ainda que, como as obras são tidas como muito mais rápidas do que um projeto metroviário, elas devem começar no primeiro semestre de 2020 e a previsão de conclusão é de 2 anos, ou seja, no primeiro semestre de 2022 teremos o BRT da Linha 18 em funcionamento.

O secretário disse ainda que até o final do ano deve ocorrer a licitação.

O secretário ainda voltou a prometer a Linha 20-Rosa, a modernização da Linha 10-Turquesa e a construção da estação Pirelli, todos ainda, em fase de discussão.

Quem deve operar?

Segundo a gestão Doria, inicialmente a EMTU deve ficar responsável pela operação do Bus Rapid Transit (BRT) que irá ligar São Bernardo do Campo até a estação Tamanduateí.

Uma concessão pode ser realizada em breve.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.