novembro 30, 2020

Os trens da Frota F seguem realizando seus testes na linha 5-Lilás de metrô, operada pela concessionária ViaMobilidade.

A secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), publicou em uma rede social, um vídeo que mostra duas unidades em testes durante a madrugada na linha 5. Os trens que aparecem no vídeo são o F05 e o F08.

Ao todo são oito trens de oito carros que foram retirados de circulação em 2017, quando a linha 5-Lilás passou a utilizar o CBTC como sistema de controle dos trens e a frota P entrou em operação.

Na época, o governo de São Paulo informou que a retirada dos trens seria de forma provisória, pois as oito unidades passariam por modernização e receberiam o novo sistema. O Metrô de São Paulo, responsável pelas obras de expansão da linha 5 na época e pela modernização dos trens disse que os trens seriam entregues a ViaMobilidade, assim que toda a extensão, entre Capão Redondo e Chácara Klabin, estivesse em operação.

Estamos em 2020, por diversas vezes a volta desta série de trens foi pauta aqui no Rede Noticiando, com inúmeros prazos e nenhum foi cumprido. O último inclusive, foi dado pelo próprio secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que em outubro de 2019, disse que em 60 dias a linha 5-Lilás receberia o reforço dos trens da frota F, o prazo encerrou no final de dezembro daquele ano, e até agora não houve retorno.

Agora, curiosamente após nós publicarmos uma matéria mostrando que os testes com esses trens seguem, mas sem prazo para voltar a operação, a STM foi até o local e informam que “os trens estão sendo testados criteriosamente pelo Metrô de São Paulo para que voltem a circular na linha com total segurança aos passageiros”.

Testes da frota F (Vídeo: GESP)

Segundo apurou o Rede Noticiando, dois oito trens, apenas 5 foram repassados a ViaMobilidade, sendo que dois deles, justamente o F05 e o F08 são os mais vistos em testes. O F05 é o que está em melhores condições de operação. Vale destacar que, apesar dos cinco trens estarem à disposição da ViaMobilidade, isso não significa que eles estão aptos para a operação.

Os trens F02, F03 E F07 ainda se quer foram repassados para a concessionária e inclusive, estão pintados com as cores do Metrô de São Paulo.

Bombardier multada em 50 milhões

Em agosto de 2019, o Rede Noticiando publicou uma matéria mostrando que a Bombardier, responsável por modernizar os oito trens, foi multada pelo atraso. Na época, o Metrô de São Paulo disse que a empresa foi multada em R$ 50 milhões.

Aumento na demanda

Quem utiliza diariamente a linha 5 sabe o quão é difícil embarcar nas composições nos horários de pico. A ViaMobilidade opera atualmente com apenas 24 trens no horários de pico, sendo que outros dois ficam na reserva.

Hoje a linha 5 transporta cerca de 600 mil passageiros por dia, um aumento de 90% se comparado a anos anteriores, desde que as últimas estações foram entregues e o ramal concluído. A tendência é que este número aumente ainda mais nos próximos meses.

Trens ajudariam a diminuir o intervalo na linha 5

Se um dia esses trens realmente voltarem a operar, isso vai ajudar a diminuir o intervalo entre os trens na linha 5-Lilás de acordo com a operação da ViaMobilidade.

Além da diminuição no intervalo, aumentaria a oferta de lugares e consequentemente o conforto na viagem dos passageiros. Vale lembrar que os trens já partem carregados do Capão Redondo, e por muitas vezes é quase impossível embarcar nas composições nas estações seguintes.

O jeito é seguir na torcida para que tais trens fiquem aptos a operação e voltem a circular.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Ruan

Sou estudante, auxilar de redação e criador de conteúdo do Rede Noticiando. Games e música estão entre meus temas favoritos.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.