Na manhã desta segunda-feira, 28 de outubro, a linha 7-Rubi voltou a atender a estação Brás, na região central da capital paulista.
Sou moradora de Francisco Morato e trabalho na região da Avenida Paulista, e resolvi testar a viagem completa entre Morato e Brás e conto abaixo para vocês.
Embarquei no trem 9580 às 07h09, a lotação era um pouco abaixo do normal para uma segunda-feira, talvez por conta do ponto facultativo devido ao dia dos funcionários públicos.
No mesmo trem que eu estava embarcada, uma reportagem de uma emissora de TV também estava presente, porém, eles desembarcaram na estação Caieiras.
O desempenho da viagem foi regular, o trem apresentou boa velocidade durante todo o trajeto, porém, entre as estações da Luz e Brás, ficamos por um período parados aguardando liberação da plataforma no Brás.
Cheguei ao Brás às 08h07, cravando a marca de 58 minutos de viagem entre as estações de Francisco Morato e Brás.
Deve ajudar a quem?
A mudança deve ajudar aos passageiros oriundos das linhas 10-Turquesa, 12-Safira e 13-Jade (Connect) com a possibilidade de ir em um trem com baixa lotação sentido Luz e Barra Funda, ao invés de tentar embarcar nos superlotados trens da Linha 11-Coral, que até então era a única opção para ir até a Luz, partindo do Brás.
Um ponto negativo disso tudo é que as chamadas viagens negativas devem ocorrer com frequência, e quem embarcar na Luz, isso no horário de pico do final da tarde, talvez não consiga pegar um trem vazio para ir sentado no sentido Francisco Morato.
Outro ponto complicado é que o trem que formava em Caieiras, como estratégia operacional deixou de operar, agora só temos a viagem normal, Morato x Brás.
Todo teste é bem vindo, e vale lembrar que essa ação na linha 7 é em caráter experimental. Agora é torcer para que dê certo, e que no futuro, as intervenções necessárias entre Luz e Barra Funda sejam feitas e que a Linha 11-Coral seja estendida até a estação intermodal, aliviando ainda mais o fluxo na estação da Luz, já saturada.
Lembrando que as viagens Morato x Brás irão ocorrer durante toda a operação comercial, de segunda a sexta-feira.
E você, qual sua opinião sobre essa fase experimental? Alguma sugestão ou reclamação sobre a operação? Comente pra nós ai abaixo!
Leia também:
- Linha 5-Lilás vai receber o reforço dos trens da frota F em até 60 dias
- Obras de expansão das linhas 4 e 5 podem ser tocadas pelas operadoras privadas
- Linha 15 ganha nova subestação de energia e Metrô projeta inserir mais trens
- Linhas da CPTM terão intervalos fixos aos finais de semana
- Trem Intercidades e Linha 6 de metrô estão no radar dos chineses
- CR20 deve assumir concessão para construção e operação da linha 6-Laranja
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.
Seria importante reativar a linha de trem Perus – Cajamar. Assim, haveria uma estação perto da Anhangüera onde as pessoas poderiam deixar os seus carros e seguir a SP de trem. Este conceito de ‘Parkway Station’ é bem comum na Inglaterra. As estações poderiam ser: Perus, Corredor, Santa Fé, Gato Preto Parkway, Entroncamento, Rocha e Cajamar.
Eu achei ótimo. O pessoal da Linha 7 está reclamando porque agora pegam trem na Luz mais cheio.
Ficou bom pra nós que utilizamos as linhas 11 e 12 para chegar na luz, barra funda e Lapa.
O trem vai cheio e a opção de não formar em Caieiras, tbm não achei boa idéia, pois quem ia sentado jamais terá condições, e isso sem dar problemas, qdo tiver qualquer problema na linha aí vai não temos condições de voltar pra casa. Ajuda uns e prejudica outros
Eu gostei muito eu moro no Rio Grande da Serra e trabalho na Vila Aurora eu levava na média de 2hs a 2:15min com a mudança da linha 7 até o Brás agora eu levo 1:45min para chegar
Acho ótimo principalmente para aqueles que pretende ir sentadas é só ingressar para o Brás. Tal medida vem de encontro a melhorar o fluxo da estação da Luz, parabéns pela iniciativa da direção da CPTM, melhor assim do que em flagrante desrespeito com os usuários da linha 7 assim como da linha 8, seccionar na Barra Funda
Antigamente era possível pegar um trem em Rio Grande da Serra e viajar até Jundiaí sem baldeação. Depois isso mudou e a antiga linha Santos- Jundiaí foi dividida em duas. Bem, se a linha 7-Rubi vai até o Brás, por que não transformam a linha 7 e a linha 10 em uma novamente? A razão para a linha 10-Turquesa ir apenas até o Brás não é o gargalo que existe entre está estação e a Luz? Se o gargalo foi resolvido poderia voltar a ser como antes. Isso reduziria o fluxo de passageiros nas estações Brás e Luz. Uma pessoa que pega o trem em Santo André sentido Lapa, não precisaria fazer baldeação no Brás. Por outro lado, essa passageira que trabalha na Av. Paulista e que deu seu relato, teria a opção de descer na estação Tamanduateí, reduzindo o número de baldeações.