Na manhã desta segunda-feira, 28 de outubro, a linha 7-Rubi voltou a atender a estação Brás, na região central da capital paulista.

Sou moradora de Francisco Morato e trabalho na região da Avenida Paulista, e resolvi testar a viagem completa entre Morato e Brás e conto abaixo para vocês.

Embarquei no trem 9580 às 07h09, a lotação era um pouco abaixo do normal para uma segunda-feira, talvez por conta do ponto facultativo devido ao dia dos funcionários públicos.

Linha 7-Rubi  no Brás
Trens da Linha 7-Rubi prestam serviços até a estação do Brás (Foto: Dayane Priscila/Rede Noticiando)

No mesmo trem que eu estava embarcada, uma reportagem de uma emissora de TV também estava presente, porém, eles desembarcaram na estação Caieiras.

O desempenho da viagem foi regular, o trem apresentou boa velocidade durante todo o trajeto, porém, entre as estações da Luz e Brás, ficamos por um período parados aguardando liberação da plataforma no Brás.

Cheguei ao Brás às 08h07, cravando a marca de 58 minutos de viagem entre as estações de Francisco Morato e Brás.

Linha 7-Rubi  no Brás
Fluxo de passageiros entre as estações da Luz e Brás na Linha 7 (Foto: Dayane Priscila/ Rede Noticiando)

Deve ajudar a quem?

A mudança deve ajudar aos passageiros oriundos das linhas 10-Turquesa, 12-Safira e 13-Jade (Connect) com a possibilidade de ir em um trem com baixa lotação sentido Luz e Barra Funda, ao invés de tentar embarcar nos superlotados trens da Linha 11-Coral, que até então era a única opção para ir até a Luz, partindo do Brás.

Um ponto negativo disso tudo é que as chamadas viagens negativas devem ocorrer com frequência, e quem embarcar na Luz, isso no horário de pico do final da tarde, talvez não consiga pegar um trem vazio para ir sentado no sentido Francisco Morato.

Outro ponto complicado é que o trem que formava em Caieiras, como estratégia operacional deixou de operar, agora só temos a viagem normal, Morato x Brás.

Todo teste é bem vindo, e vale lembrar que essa ação na linha 7 é em caráter experimental. Agora é torcer para que dê certo, e que no futuro, as intervenções necessárias entre Luz e Barra Funda sejam feitas e que a Linha 11-Coral seja estendida até a estação intermodal, aliviando ainda mais o fluxo na estação da Luz, já saturada.

Lembrando que as viagens Morato x Brás irão ocorrer durante toda a operação comercial, de segunda a sexta-feira.

  • Linha 7 no Brás
  • Linha 7 no Brás
  • Linha 7 no Brás
  • Linha 7 no Brás

E você, qual sua opinião sobre essa fase experimental? Alguma sugestão ou reclamação sobre a operação? Comente pra nós ai abaixo!

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. O trem vai cheio e a opção de não formar em Caieiras, tbm não achei boa idéia, pois quem ia sentado jamais terá condições, e isso sem dar problemas, qdo tiver qualquer problema na linha aí vai não temos condições de voltar pra casa. Ajuda uns e prejudica outros

  2. Éderson da Silva Artismo says:

    Eu gostei muito eu moro no Rio Grande da Serra e trabalho na Vila Aurora eu levava na média de 2hs a 2:15min com a mudança da linha 7 até o Brás agora eu levo 1:45min para chegar

  3. Malas e maleiros says:

    Acho ótimo principalmente para aqueles que pretende ir sentadas é só ingressar para o Brás. Tal medida vem de encontro a melhorar o fluxo da estação da Luz, parabéns pela iniciativa da direção da CPTM, melhor assim do que em flagrante desrespeito com os usuários da linha 7 assim como da linha 8, seccionar na Barra Funda

  4. Maecelo says:

    Antigamente era possível pegar um trem em Rio Grande da Serra e viajar até Jundiaí sem baldeação. Depois isso mudou e a antiga linha Santos- Jundiaí foi dividida em duas. Bem, se a linha 7-Rubi vai até o Brás, por que não transformam a linha 7 e a linha 10 em uma novamente? A razão para a linha 10-Turquesa ir apenas até o Brás não é o gargalo que existe entre está estação e a Luz? Se o gargalo foi resolvido poderia voltar a ser como antes. Isso reduziria o fluxo de passageiros nas estações Brás e Luz. Uma pessoa que pega o trem em Santo André sentido Lapa, não precisaria fazer baldeação no Brás. Por outro lado, essa passageira que trabalha na Av. Paulista e que deu seu relato, teria a opção de descer na estação Tamanduateí, reduzindo o número de baldeações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.