A Linha 10-Turquesa, o ABC, e principalmente os planos e ações impostas pelo Governo do Estado de São Paulo na região é o tema da minha coluna para o Rede Noticiando.

Nas últimas semanas, o cenário sobre mobilidade no ABC têm agitado os noticiários. Primeiro a troca do monotrilho por corredor de ônibus do tipo BRT na Linha 18-Bronze. Agora, a implantação do ”padrão metrô” e a dança das séries de trens na Linha 10-Turquesa.

Não é de hoje que a Linha 10-Turquesa sofre falta de investimentos na modernização da frota, estações e de via permanente, esse último com materiais e equipamentos jogados ao tempo sem se quer nunca terem sido instalado.

É notório que a linha que liga a capital paulista ao grande ABC é a mais esquecida pelo governo tucano, juntando a atual e às antigas gestões.

Em meio à turbulência da semana passada envolvendo o anúncio patético do atual Governador João Doria ao ter optado pelos ônibus do tipo BRT ao invés do sistema de monotrilho para a Linha 18-Bronze, o atual mandatário juntamente com sua equipe anunciaram a então aposentadoria total da série 2100 ( fabricado na década de 70) e a implantação de novos trens para a Linha 10.

Para isso foi necessário remanejar alguns trens e realizar a dança da cadeira ferroviária em trilhos paulista. Alguns trens da série 8000 que prestavam serviços na Linha 8-Diamante (que por sinal estavam “sobrando” nesta linha) fizeram translado para a Linha 9-Esmeralda que por sua vez cedeu alguns trens da série 7000 para a Linha 10-Turquesa às pressas no último final de semana.

Tudo isso para garantir que o discurso, em tom imponente, de que realizariam a aposentadoria da série 2100 da linha 10-Turquesa fosse cumprido.

Mas nada como dar tempo ao tempo e esperarmos as coisas realmente acontecerem para tirarmos as conclusões não é mesmo?

Hoje, 10 de julho, como prometido houve sim o cumprimento do discurso de ”novos trens” para a Linha 10-Turquesa. Os trens da série 7000 mencionados foram sim remanejados e a Linha 10-Turquesa ganhou em si uma boa modernização, isso não podemos negar, afinal o ramal que corta uma parte do ABC deu um salto de 4 décadas no seu material rodante. Inclusive damos os parabéns pela atitude.

Mas a aposentadoria total da série 2100 como prometida não foi cumprida, pelo menos não em sua totalidade.

Hoje, o governador em exercício, Rodrigo Garcia, falou que a série 2100 será a frota reserva da Linha 10-Turquesa e que deve operar ”eventualmente”. Isso só demonstra o quão impulsiva e disposta a tudo a atual gestão é capaz de ser.

Afinal se um monotrilho que foi prometido para a Copa do Mundo de 2014 não foi totalmente entregue até hoje, vocês acreditam que em 2022 uma linha abandonada como a Linha 10-Turquesa estará totalmente modernizada como prometido pela atual gestão? Pois colocar somente trens novos não garante plenitude na operação. Há vias irregulares, estações que não possuem acessibilidade, dentre outros problemas muito mais sérios.

Vale lembrar que em meio à patética marcha ré engatada pelo atual governador que decidiu trocar o monotrilho por ônibus no sistema do tipo Bus Rapid Transit (BRT) para a Linha 18-Bronze, João Doria ainda fez mais uma jogada de marketing eleitoral, prometendo uma nova linha de metrô, a Linha 20- Rosa que vai sair da Lapa até o Rudge Ramos em São Bernardo do Campo, no ABC.

Um triste fato pois quem sofre é a população.

Há muitas décadas que o Metrô é o sonho do morador do ABC paulista, e há muitas décadas é utilizado como palanque eleitoral, inclusive pelo atual governador, João Doria, que assim como seus antecessores prometeu em sua campanha à entrega da linha do metrô para a população do ABC.

Padrão Metrô na Linha 10-Turquesa

Falando em Metrô, não podemos esquecer que o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, prometeu na semana passada que a Linha 10-Turquesa teria o padrão metrô em sua operação.

Hoje, os ”novos trens” começaram a operar, mas e o novo sistema de sinalização? A retirada das inúmeras cautelas que restrigem a operação dos trens que por ali operam?

O governador em exercício, Rodrigo Garcia, deu a seguinte declaração hoje durante uma coletiva de imprensa no Brás:

“A partir de agora todos os trens são novos. A modernização das estações sofre um planejamento da CPTM, onde em 2019 alguns projetos estão sendo concluídos e nós vamos licitá-los para que as obras sejam executadas entre 2020 e 2021, e no ano que vem o restante dos projetos também serão concluídos para que a gente execute as obras em 2021 e 2022. Importante é que a Linha 10 será completamente remodelada”.

Será mesmo que até 2022 teremos o ”padrão metrô” implantado na Linha 10-Turquesa? Uma coisa que me deixa aliviado, é saber que pelo menos os equipamentos já estão comprados e estão inclusive sob o domínio da CPTM, mas, esse curto prazo é arriscado falar.

Mas e os alagamentos?

Rodrigo Garcia chegou a ser questionado sobre uma solução para os alagamentos que ocorrem ao longo da Linha 10, que atrapalham a circulação dos trens e consequentemente a viagem dos passageiros que por ali passam.

O governador em exercício esquivou-se da pergunta, evidenciando que não ainda não há nenhum estudo ou conversas com prefeitos das regiões onde são constatados os problemas em dias chuvosos, para uma solução.

Promessas, propagandas e outdoor

Até quando os governadores ou os gestores ficarão fazendo marketing para se promover e não fazer nada do que é prometido? Pois afinal para o atual governador está mais fácil prometer e depois ver o que é possível ou vantajoso para o endo marketing, do que efetivamente planejar, executar e entregar.

Pois vale a pena lembrar também, que foi prometido um novo lote de compra de trens que contemplariam a Linha 10-Turquesa, como já prometido por essa gestão (algo que particularmente acho difícil de acontecer).

Uma coisa é fato… novos trens já rodam na Linha 10-Turquesa, algo que realmente é necessário e deixamos nossos parabéns a todos os envolvidos. Mas muito aquém do que realmente foi prometido, afinal de contas os engravatados não conhecem de fato a operação.

Prometem sem saber de fato como irão cumprir a promessa e quando cumprem, é de forma errônea, sem qualquer estudo fundamentado.

Vamos aguardar as próximas promessas a serem cumpridas, ou como sua maioria…. não serem cumpridas, que servem como um outdoor .

Esperamos que um dia as coisas sejam 100% feitas em prol da população ou com a menor promoção individual possível. E que sejam decisões tomadas de forma correta e não por impulso para “tapar buraco” ou dar a sensação de que está se fazendo algo para desinflamar a insatisfação por algo que foi prometido e não será cumprido.

E é só o começo da ”gestão” João Doria e também não podemos esquecer que no próximo ano, teremos eleições municipais. Vamos fiscalizar!

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Mario Musial

Técnico de Radiologia, operador de equipamento de Ressonância Magnética, administrador e colunista no Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Lincoln says:

    Como pode alguém afirmar que a solução para especificação do modal para a Linha 18-Bronze seria técnica sabendo que o local previsto para seu trajeto é um fundo de vale, sujeitos a enchentes frequentes como o córrego dos Meninos / Rio Tamanduateí em março deste ano.

    Causa-me estranheza e perplexidade as incursões de Dória, e agora este Rodrigo Garcia pelo ABC, a caça de apoios com mais um festival de promessas pré-eleitorais que não cumpridas, lembrando que o PSDB está no poder em SP á no mínimo 25 anos, e é o partido destes atuais prefeitos que aparecem em foto recente, durante este período desde a criação da CPTM, a região só teve perdas, como:

    Desativação da estação Pirelli, Fim dos trens regulares para Santos, para Paranapiacaba, para Francisco Morato, Barra Funda, trem expresso Mauá Luz, transbordo obrigatório no Brás com as linhas lotadas da Linha 11-Coral da CPTM.

    Mais algumas promessas não cumpridas; Linha 14-Onix, Santo André Guarulhos (Cumbica), e agora este Monotrilho transformado em BRT da Linha 18-Bronze, e agora mais esta Linha 20-Rosa Rudge Ramos Lapa.

    Consta do próprio blog da CPTM (Já do ano de 2013) de que a linha 10-Turquesa que hoje é subutilizada, pois possui três linhas, algo que nenhuma outra tem e possuía mais passageiros, mesmo ainda não tendo entrado em operação os monotrilhos da Linha 18-Bronze, e Linha 15-Prata operando parcialmente, e com relação a Linha 7-Rubi, a escolhida para permanecer na Luz.

    Agora para tentar remediar transferiram alguns trens “novos” de 10 anos de uso para dar uma justificativa para aqueles prefeitos e vereadores bajuladores tirarem uma fotografia junto ao governador sorrindo para tentar iludir novamente os eleitores incautos para as próximas eleições!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.