Obras do BRT de Campinas alteram tráfego de carros no centro

Obras do BRT de Campinas alteram tráfego de carros no centro

Obras do Corredor de ônibus do tipo BRT em Campinas interditam totalmente o tráfego de veículos na Rua Doutor Mascarenhas, a partir desta quarta-feira, 2 de setembro. O bloqueio tem duração prevista de cerca de 60 dias e gera desvios que alterarão os itinerários de 16 linhas de ônibus do transporte público.

Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), na Doutor Mascarenhas, a interdição ocorre entre as vias Saldanha Marinho e Andrade Neves. O cruzamento com a Rua Onze de Agosto permanecerá liberado para circulação de automóveis.

A Avenida Penido Burnier terá um pré-bloqueio no sentido Centro-bairro, no trecho entre as vias Senador Saraiva e Saldanha Marinho. Os acessos residenciais e comerciais serão garantidos.

As obras acontecem devido à implantação de faixas exclusivas para os veículos BRT, com pavimento de concreto, além de trabalhos de drenagem.

Desvios e linhas de ônibus afetadas

Os motoristas que trafegam pela Avenida Orosimbo Maia e a Rua Jorge Miranda deverão seguir pela pista externa da Avenida Senador Saraiva e acessar a Avenida Benjamin Constant para chegar à Andrade Neves. Na sequência, será possível usar o trecho liberado da Doutor Mascarenhas.

Segundo a Emdec, o desvio será utilizado por cinco linhas de ônibus do transporte público coletivo, que têm como destino o Terminal Metropolitano e as regiões do Campo Grande e Padre Anchieta. São elas: 212, 212.1, 264, 366 e 396.

Já os motoristas que trafegam pela Rua José Paulino ou Benjamin Constant deverão seguir diretamente por esta avenida, acessando a Andrade Neves na sequência. Onze linhas de ônibus, que atendem o Terminal Metropolitano, utilizarão este desvio: 132, 213, 213.1, 341, 349, 357, 385, 386, 403, 408 e 408.1.

Por conta dos desvios, dois pontos de ônibus serão temporariamente desativados: eles ficam na Avenida João Penido Burnier, posterior à Rua Culto à Ciência, e na Rua José Paulino, posterior à Rua Barreto Leme.

Para o atendimento dos usuários que utilizam este último ponto, a Emdec implanta uma parada provisória na Avenida Benjamin Constant, após o cruzamento com a Rua José Paulino.

Etapas do BRT

Atualmente, a região central de Campinas recebe obras simultâneas do BRT nas vias Marquês de Três Rios e João Penido Burnier. Nesta última, são construídas as estações do futuro Terminal BRT Mercado.

A Emdec informou que as frentes de obras na região central integram o trecho um da implantação dos Corredores BRT, que compreende a ligação entre a região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo o Corredor Perimetral, com 4,1 km.

Juntos, os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão e têm custo total de R$ 451,5 milhões.

A população pode esclarecer dúvidas sobre a implantação dos Corredores BRT pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *