Devido às obras da linha 17-Ouro do monotrilho, a circulação dos trens da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será alterada durante alguns dias.

As interdições serão feitas a partir das 21h do sábado, estendendo-se por todo o domingo. As exceções serão nos fins de semana dos dias 7 de setembro e 12 de outubro, quando as interdições ocorrerão desde o início de sábado por serem feriados.

stm

Além das alterações na Linha 9, as intervenções vão bloquear também a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, entre a Ponte Transamérica e a Estação Berrini.

Os trabalhos serão para o lançamento de peças metálicas e construção do mezanino de integração da futura Estação Morumbi da Linha 17 com a estação de mesmo nome da Linha 9.

Confira abaixo as datas e os horários das alterações:

Fins de semana de 07/09 e 12/10:

Interdição da Linha 9-Esmeralda: entre Santo Amaro e Berrini, durante todo o dia nos sábados (07/09 e 12/10) e também nos domingos (08/09 e 13/10). A operação volta ao normal às 4h da manhã nos dias 09/9 e 14/10 (segundas-feiras);

Bloqueio da Marginal Pinheiros: (expressa, sentido Castelo Branco, entre Ponte Transamérica e Estação Berrini) das 22h das sextas-feiras (06/09 e 11/10) até as 3h30 das segundas-feiras (09/09 e 14/10).

Fins de semana de 14, 21 e 28/09, 05, 19 e 26/10:

Interdição da Linha 9-Esmeralda: entre Santo Amaro e Berrini, a partir das 21h dos sábados (14, 21 e 28/09, 05, 19 e 26/10), se estendendo pelos domingos (15, 22 e 29/09, 06, 20 e 27/10). A operação volta ao normal às 4h das segundas-feiras (16, 23 e 30/09, 07, 21 e 28/10);

Bloqueio da Marginal Pinheiros: (expressa, sentido Castelo Branco, entre Ponte Transamérica e Estação Berrini) das 21h dos sábados (14, 21 e 28/09, 05, 19 e 26/10) até as 3h30 das segundas-feiras (16, 23 e 30/09, 07, 21 e 28/10).

Alternativas

Para minimizar o transtorno aos passageiros da rede sobre trilhos, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) criou estratégia envolvendo Metrô e CPTM, além das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que administram as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, com o apoio da CET e SPTrans.

Serão afixados cartazes e banners com informações sobre as interdições e alternativas, além da presença de funcionários para orientação nas principais estações da CPTM e de metrô. Também haverá equipe para acompanhar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, auxiliando na chegada aos ônibus do Plano de Atendimento em Situações de Emergência (Paese). Além disso, mensagens informativas serão veiculadas nos sistemas sonoros das estações das linhas 9-Esmeralda, 4-Amarela e 5-Lilás, e nos monitores de todos os trens.

Como alternativa, os passageiros poderão optar por seguir pelo sistema sobre trilhos, utilizando as linhas de metrô para voltar à Linha 9 ou seguir a viagem para outras regiões.

Sentido Osasco

Para quem vai no sentido Osasco, a opção é descer na Estação Santo Amaro e utilizar as linhas 5-Lilás (até Chácara Klabin), 2-Verde (até Consolação/Paulista) e 4-Amarela, retornando à Linha 9 em Pinheiros.

Sentido Grajaú

Para quem vai no sentido Grajaú, a opção é descer na Estação Pinheiros e utilizar as linhas 4-Amarela (até Paulista/Consolação), 2-Verde (até Chácara Klabin) e pegar a 5-Lilás para retornar à Linha 9 em Santo Amaro.

Paese

Ônibus do sistema Paese estarão à disposição para que o passageiro possa continuar a viagem nos dois sentidos da Linha 9. Os coletivos vão percorrer o trecho interditado em tempo estimado de 15 minutos no sentido Berrini e 25 minutos no sentido Santo Amaro, dependendo das condições do trânsito.

Senha

Para a utilização dos ônibus do Paese, os passageiros que já estiverem nas estações Santo Amaro (seja da Linha 9 ou da Linha 5) ou Berrini, deverão retirar uma senha na área paga, próximo às catracas. A senha será entregue pelo passageiro para retornar ao sistema sem ter que pagar novamente a passagem;

Já os passageiros que estavam fora do sistema podem utilizar os ônibus do Paese gratuitamente, acessando as estações Santo Amaro ou Berrini com o pagamento da tarifa.

Santo Amaro – Embarque e desembarque

O acesso aos ônibus do Paese será na avenida Padre José Maria, próximo ao acesso à estação; no mesmo local será feito o desembarque.

Berrini – Embarque e desembarque

O embarque será na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), sob a passarela da estação; O desembarque será na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), esquina com a rua Joel Carlos Borges.

Marginal Pinheiros

Como alternativa ao bloqueio da pista expressa da Marginal Pinheiros, os agentes de trânsito da CET vão desviar o tráfego para a pista local. Faixas serão colocadas ao longo da via para informar sobre a intervenção e os desvios.

Canais de atendimento

Para informações sobre o funcionamento das linhas ao longo das intervenções, os passageiros podem entrar em contato com a CPTM, por meio do 0800-055-0121. Informações sobre as obras da Linha 17-Ouro podem ser obtidas com a Central de Atendimento à Comunidade, do Metrô, pelos telefones (11) 3371-7519 e (11) 3371-7520.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou profissional e estudante de enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.