CPTM desmente boatos sobre falhas nos trens da série 2500
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) desmentiu na manhã desta quinta-feira, 21 de novembro, informações falsas publicadas por páginas e grupos no Facebook de que os trens da série 2500, fabricados na China pelo Consórcio Temoinsa -Syfang.
Um suposto documento que mostra as “não conformidades” apresentadas por carro do trem vazou nas redes sociais e diversos passageiros questionaram a confiabilidade da nova composição adquirida para operar na Linha 13-Jade entre a capital paulista e o Aeroporto de Guarulhos.
Segundo o documento, que a estatal afirma ser falso, pelo menos 30 problemas foram encontrados. Confira abaixo:
Ao todo foram adquiridos oito trens que já vem testados da fabrica da empresa chinesa CRRC. Recentemente, a fabricante pediu a operadora de trens urbanos no Rio de Janeiro, Supervia, que retirasse 40 trens de operação para manutenção por conta de falhas constatadas nas composições.
A CPTM disse em nota ainda que é considerado normal a constatação de pendências não impeditivas e que não impactam em segurança do trem no processo de fabricação durante os testes de performance.
Sem contar que é importante é a apuração dos fatos com seriedade e responsabilidade antes da publicação de qualquer notícia.
Confira na íntegra o que disse a CPTM sobre o caso:
Os trens da série 2500 fabricados na China pelo Consórcio Temoinsa -Syfang foram inspecionados e testados na fábrica em Qindgao/China, acompanhados por fiscalizadora especializada contratada.
É considerado normal a constatação de pendências não impeditivas e que não impactam em segurança do trem no processo de fabricação durante os testes de performance.
A CPTM ressalta a importância da seriedade e responsabilidade na apuração de dados noticiados ao cidadão, essas pendências não têm relação com o caso do Rio de Janeiro, pois a fábrica e os componentes são diferentes.
Após os testes, a retirada das pendências e o atendimento aos parâmetros específicos, o trem será liberado para operação comercial. A entrada em operação do primeiro trem 2500 está dentro do cronograma previsto.
Leia também:
- Metrô vai realizar pregão para modernização a proteção contra infiltrações das estruturas
- Uber-Transit: Conheça o recurso para integração entre transporte público e privado em SP
- Empresas de ônibus da capital preparam veículos com o novo layout
- CPTM conclui entrega dos trens da série 8500 para a Linha 11-Coral
- Falha mecânica obriga a Supervia a retirar 40 trens de operação
- Tarifa do Metrô em São Paulo não deve sofrer reajuste em 2020, diz jornalista
- Linha 6-laranja será construída e operada por grupo espanhol
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.