novembro 29, 2020

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) desmentiu na manhã desta quinta-feira, 21 de novembro, informações falsas publicadas por páginas e grupos no Facebook de que os trens da série 2500, fabricados na China pelo Consórcio Temoinsa -Syfang.

Um suposto documento que mostra as “não conformidades” apresentadas por carro do trem vazou nas redes sociais e diversos passageiros questionaram a confiabilidade da nova composição adquirida para operar na Linha 13-Jade entre a capital paulista e o Aeroporto de Guarulhos.

Segundo o documento, que a estatal afirma ser falso, pelo menos 30 problemas foram encontrados. Confira abaixo:

Ao todo foram adquiridos oito trens que já vem testados da fabrica da empresa chinesa CRRC. Recentemente, a fabricante pediu a operadora de trens urbanos no Rio de Janeiro, Supervia, que retirasse 40 trens de operação para manutenção por conta de falhas constatadas nas composições.

A CPTM disse em nota ainda que é considerado normal a constatação de pendências não impeditivas e que não impactam em segurança do trem no processo de fabricação durante os testes de performance.

Sem contar que é importante é a apuração dos fatos com seriedade e responsabilidade antes da publicação de qualquer notícia.

Confira na íntegra o que disse a CPTM sobre o caso:

Os trens da série 2500 fabricados na China pelo Consórcio Temoinsa -Syfang foram inspecionados e testados na fábrica em Qindgao/China, acompanhados por fiscalizadora especializada contratada.

É considerado normal a constatação de pendências não impeditivas e que não impactam em segurança do trem no processo de fabricação durante os testes de performance.

A CPTM ressalta a importância da seriedade e responsabilidade na apuração de dados noticiados ao cidadão, essas pendências não têm relação com o caso do Rio de Janeiro, pois a fábrica e os componentes são diferentes.

Após os testes, a retirada das pendências e o atendimento aos parâmetros específicos, o trem será liberado para operação comercial. A entrada em operação do primeiro trem 2500 está dentro do cronograma previsto.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.