A Supervia, operadora de trens urbanos no Rio de Janeiro, informou por meio de nota que vai retirar 40 trens chineses de operação a partir desta segunda-feira, 18 de novembro. O motivo segundo a operadora é que foram detectados problemas em série nas caixas de tração (engrenagem que transmite energia do motor para eixo e rodas), ainda em fase de garantia de fábrica.

Segundo nota da operadora os trens chineses (2º lote) foram comprados pelo Estado do Rio de Janeiro e incluídos na operação da SuperVia entre 2014 e 2016. Em setembro de 2016, foram detectados problemas de projetos, em especial na caixa de tração (engrenagem que transmite energia do motor para eixo e rodas) e os responsáveis comunicados. Com isso, a chinesa CRRC iniciou o processo de análise técnica, identificando a necessidade de substituição do tipo de peça. Desde novembro de 2018, então, um recall foi feito pela fabricante até que em junho de 2019, em vistorias, novas falhas foram identificadas e a CRRC, então, suspendeu o retrabalho malsucedido até que encontre uma nova medida para solução.Por estar ainda em período de garantia, a manutenção das referidas caixas de tração é responsabilidade do Consórcio CRRC, de acordo com contrato firmado entre os chineses e o Estado.

Impactos na operação

A Supervia elaborou um plano de ação mediante à indisponibilidade parcial da frota e vai colocar em prática os seguintes ajustes:

  • Aumento dos intervalos nos ramais Santa Cruz e Japeri
  • Aumento dos intervalos no trecho entre Gramacho e Saracuruna
  • Algumas viagens do ramal Deodoro serão realizadas em trens de quatro carros

A operadora informou ainda que acionou o plano plano de contingência junto ao Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR) e Concessionárias de transporte, e que vai reforçar o efetivo de apoio nas estações e ramais impactados, assim como nos canais de atendimento aos passageiros.

Não há prazo para que os 40 trens chineses voltem a operar.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Ruan

Sou estudante, auxilar de redação e criador de conteúdo do Rede Noticiando. Games e música estão entre meus temas favoritos.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.