setembro 20, 2020

 A Alstom entregou oficialmente a Linha 3 da rede de transporte urbano de Guadalajara, uma nova linha que deverá transportar cerca de 230.000 passageiros por dia. A linha cobre cerca de 21 quilômetros e passa por 18 estações através das cidades de Zapopan, Guadalajara e Tlaquepaque (México). A operação ficará a cargo do SITEUR (Sistema del Tren Eléctrico Urbano – Sistema de Trem Elétrico Urbano), operador local.

Em 2014, a Alstom foi selecionada pela Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT – Ministério da Comunicação e Transporte) para fornecer um sistema integrado para a extensão da rede de Guadalajara. O projeto, que representa um investimento de quase 330 milhões de euros (com 240 milhões de euros para a Alstom), irá melhorar os serviços de mobilidade para residentes em todo o Estado de Jalisco, proporcionando benefícios sociais e econômicos significativos.  

“A linha 3 foi projetada para ser 100% acessível a todos, com espaços para pessoas com deficiência dentro dos carros e infraestrutura dedicada em todas as estações. A linha é um exemplo de um sistema de transporte moderno e inclusivo que oferece aos passageiros uma experiência de viagem confiável, segura e confortável, mantendo-se ambientalmente sustentável”, disse Maite Ramos, Diretora Geral da Alstom México.

“Parabenizamos todos os envolvidos na inauguração deste projeto tão importante para Jalisco. Sem dúvida, irá beneficiar grandemente todos os residentes do Estado, mudando a forma como viajam e melhorando o seu estilo de vida. O trabalho eficiente da Alstom para realizar este projeto viu a experiência e o compromisso da empresa contribuir para melhorar a qualidade de vida dos moradores e propor segurança completa em suas viagens”, disse Manuel Gomez Parra, Diretor Geral de Desenvolvimento Ferroviário e Multimodal da SCT.

O contrato de 2014 incluiu o fornecimento de 18 trens Metropolis, sistemas de comunicação, subestações de alta tensão e tração e sistemas de controle de tráfego baseados no Urbalis 400, o sistema CBTC da Alstom. Os trens estão equipados com ar-condicionado, videovigilância e sistemas de informações aos passageiros.

Com esses projetos, a Alstom reafirmou seu compromisso de continuar liderando o caminho para uma mobilidade mais ecológica e inteligente em todo o mundo, desenvolvendo e comercializando sistemas integrados que forneçam a base sustentável para o futuro do transporte.

A Alstom está presente no México desde 1968, com o desenvolvimento da primeira linha de metrô na Cidade do México. Desde então, tem sido um aliado importante para o desenvolvimento da mobilidade e da conectividade urbana, bem como para o crescimento econômico dos estados do país onde opera. Há 52 anos, a Alstom é pioneira na introdução de metrôs e sua manutenção na Cidade do México, Monterrey e Guadalajara. Além disso, a empresa desenvolveu sistemas de sinalização e serviços de manutenção para trens e infraestrutura para as principais empresas ferroviárias do país.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.