setembro 25, 2020

A futura estação Tiquatira, que fará parte da Linha 2-Verde quando a extensão até Guarulhos for concluída, terá um papel importante na malha metroferroviária paulista por permitir a interligação do ramal do Metrô de São Paulo com as linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM. O local também deve contar com um terminal de ônibus.

Prevista para ser erguida na segunda fase das obras de expansão da Linha 2-Verde, Tiquatira faz parte do Lote 6, em conjunto com a estação Aricanduva, da primeira fase, que serão construídas pelo consórcio Cetenco Acciona F. Guedes. O governo de São Paulo já desapropriou uma área de quase 30 mil m² composta por três terrenos. Eles estão localizados ao lado da faixa de domínio da CPTM por onde passam os trens das linhas 12 e 13 (Connect e Airport Express) e são necessários, sobretudo, para comportar o terminal de ônibus.

Em abril deste ano, operários começaram a trabalhar nos terrenos da estação que já foram liberados para as futuras obras.

A empresa Arcadis desenvolveu um projeto que mostra que o terreno principal não será utilizado apenas para os pontos de ônibus, mas também para os acessos subterrâneos para a Linha 2-Verde e também as duas plataformas da CPTM na superfície.

As projeções divulgadas pelo escritório e publicadas no site Metrô/CPTM mostram uma estação bastante ampla, com três pisos subterrâneos, além de uma passarela fora da área paga para facilitar o acesso dos moradores de ambos os lados da via da CPTM. Nos outros dois terrenos serão construídos dois acessos, incluindo o que ficará ao lado da favela da Tiquatira, que um dia chegou a ser cogitada como local da estação.

Projeções e requalificação

A nova estação será erguida próxima à Marginal Tietê, que deve requalificar todo seu entorno, atraído pela facilidade proporcionada pelas três linhas sobre trilhos que serão operadas no local. A estação Tiquatira deve atrair uma mudança importante na região. O Metrô estima que um público diário de 50 mil usuários, apenas na Linha 2-Verde, passem a usar o ramal por meio da nova parada.

Potencial ainda maior

A construção da estação Tiquatira vai permitir a extensão da linha 13-Jade da CPTM além Engenheiro Goulart, facilitando a locomoção dos passageiros que, por exemplo, oriundos do Aeroporto de Guarulhos com destino à região da Avenida Paulista, realizem apenas uma transferência entre linhas.

Não podemos esquecer que a nova estação deve preencher a enorme lacuna que existe na Linha 12-Safira a partir de Tatuapé. Facilitando ainda a realização de baldeação para as linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral da CPTM, que hoje são acessíveis por linhas de ônibus.

Trecho da linha 2 até Guarulhos

Para que seja dado o “sinal verde” para o início das obras da Linha 2 rumo a Guarulhos, o governo do estado por meio do Metrô precisa conseguir desapropriar todos os terrenos que faltam até a Dutra. Somente após isso é que o ramal vai poder ser expandido após Penha, e com isso, a estação Tiquatira vai se tornar realidade.

Extensão da Linha 2 até a Penha

Na extensão da Linha 2-Verde até a Penha, o Metrô de São Paulo prevê abrir quatro estações da extensão em 2025 e as outras quatro em 2026.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.