outubro 1, 2020

O governo de São Paulo assinou nesta sexta-feira, 17 de janeiro, a ordem de serviço para a extensão da linha 2-Verde do Metrô até o bairro da Penha.

Segundo informações da secretaria dos Transportes Metropolitanos, a conclusão das obras está prevista para 2026.

Na Penha, a Linha 2-Verde fará conexão com a Linha 3-Vermelha do Metrô (Barra Funda-Tatuapé) e com uma nova estação da CPTM na região que irá atender a Linha 11-Coral (Luz-Guainases-Estudantes). O governador João Doria disse durante uma coletiva de imprensa que a medida em que as estações ao longo do trecho forem sendo concluídas, se estiverem em condições, poderão ser entregues à operação comercial.

Ao todo serão mais 8,3 km de extensão e 8 estações. A estimativa é que mais de 300 mil pessoas serão beneficiadas por dia com a expansão.

Também é estimada a melhora na distribuição dos passageiros pela rede de transporte sobre trilhos, em especial nas linhas 3-Vermelha e 1-Azul.

Expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos

O vice-governador, Rodrigo Garcia, disse que após o início das obras da extensão até o bairro da Penha, na Zona Leste da capital, devem ser contratados os projetos da linha 2 até Guarulhos.

Ao todo, o trecho entre Penha e Guarulhos terá 5,9 km de extensão.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, não informou uma previsão para a segunda fase, que vai até Guarulhos.

Obras de expansão em duas etapas

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos detalhou a extensão da Linha 2-Verde em duas novas etapas. Confira a nota completa abaixo:

“Quando concluída a extensão até Penha, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se diretamente com as linhas 1-Azul (Paraíso e Ana Rosa), 3-Vermelha (Penha), 4-Amarela (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 15-Prata (Vila Prudente) e 11-Coral (Penha), transportando mais de 1,1 milhão de pessoas por dia.

Futuramente, a Linha 2-Verde será ampliada até Guarulhos. O Metrô está avançando com as desapropriações que vão permitir a elaboração dos projetos executivos e as obras. Esse projeto contempla mais 5,9 km e 5 estações no trecho Penha-Dutra com as estações Penha de França, Tiquatira (conexão com as linhas 12-Safira e 13-Jade), Paulo Freire, Ponte Grande (primeira em Guarulhos) e Dutra, próxima ao Shopping Internacional de Guarulhos e um pátio de manutenção e estacionamento de trens”.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Amante de livros, fotógrafa aspirante e amante de astronomia. Dona do instagram Diário da CPTM
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.