agosto 12, 2020

A futura estação Dutra, que será terminal da Linha 2-Verde quando a extensão até Guarulhos for concluída, também deve abrigar a passagem dos trens da futura Linha 19-Celeste.

A estação será imensa, com mais de 34 mil m² de área, e incluirá um terminal de ônibus que facilitará o acesso de vários bairros de Guarulhos ao local.

O escritório de arquitetura Tetra, disponibilizou algumas fotos do novo empreendimento ao site Metrô/CPTM que ilustraremos logo mais abaixo.

Estação Dutra (Foto: Tetra)

Segundo o escritório, Dutra será construída em uma área de estacionamento vizinha ao Shopping Internacional de Guarulhos e por isso, será bastante espaçosa. Isso vai permitir a implantação do terminal de ônibus que contará com sete plataformas de embarque e desembarque de passageiros.

Ao site, a Tetra informou que “a estação será construída em vala a céu aberto (VCA) que abrigará o seu corpo principal e as salas operacionais. O hall de bilheterias da estação recebe os passageiros provenientes de três acessos“.

Entre os diferenciais desta nova estação é que ela contará ainda com uma praça de uso público sobre a cobertura do corpo principal que terá quatro aberturas para assegurar a ventilação e iluminação natural do local. Ainda, entre as novidades, estão a inclusão de áreas de lazer como pista de skate, playground, ginástica e uma quadra poliesportiva.

O local também deve contar com um bicicletário para 290 vagas e espaço para boxes comerciais.

Projeções

Todo mundo sabe que, em um primeiro momento, a extensão da Linha 2-Verde, cuja as obras já foram iniciadas, pelo menos na preparação dos canteiros, será entre Vila Prudente e Penha, com oito estações. A fase 2, que vai ligar a Penha até Guarulhos, encontra-se na fase de desapropriações e sua ordem de serviço deve ser assinada em um futuro breve, pelo menos é o que estima o governo do estado.

Estação Dutra (Foto: Tetra)

Já em relação a Linha 19-Celeste, seu projeto básico está em fase de licitação, embora suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado. O ramal deve contar 17,6 km de extensão e 15 estações e com uma demanda prevista de 525 mil passageiros por dia.

Muita calma nessa hora…

Embora ambos os projetos causem um certo anseio para quem está nos lendo, vale ressaltar que, isso que mostramos aqui deve ocorrer dentro de oito a dez anos, ou mais.

Na extensão da Linha 2-Verde até a Penha, o Metrô de São Paulo prevê abrir quatro estações da extensão em 2025 e as outras quatro em 2026.

Uma curiosidade

No edital do projeto básico da linha 19-Celeste, o Metrô colocou uma observação que aponta a Linha 19 estando pronta antes da Linha 2 chegar à Dutra.

Caso o governo de São Paulo consiga oferecê-la á iniciativa privada em condições atraentes, isso se torna uma possibilidade boa, ainda que remota.

Resta-nos aguardar os próximos capítulos sobre os temas e torcer que ambas as linhas cheguem a Guarulhos e ofereça um transporte com rapidez e qualidade aos moradores desse populoso município.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Mauricio Mateus says:

    Moro em Guarulhos, e pela imagem já é possível ver uma falha do projeto: a estação não dá acesso aos passageiros de ônibus que vem da Dutra (via na lateral esquerda da imagem) par a estação. O ponto mais próximo está a 200 metros adiante, no Shopping Internacional. E é o maior fluxo de passageiros, que vem desde Arujá e Guarulhos.
    Se for para ser alimentado só pelas linhas que hoje passam por dentro da cidade (vias no lado direito inferior) o terminal é desproporcional. Se for para os ônibus entrarem nas vias urbanas antes da estação, saindo da Dutra, causará congestionamentos na região e demora no acesso a estação e na viagem até o destino final.
    Bastava fazer um acesso dos ônibus da Dutra na parte superior central, com retorno interno pelo terminal que ficaria muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.