Concessão da Metra pode ser ampliada em troca da implantação do BRT no ABC

Concessão da Metra pode ser ampliada em troca da implantação do BRT no ABC
Caio Millennium BRT Volvo da Metra (Foto: Redes Sociais)

O Governo de São Paulo pode ampliar o contrato de concessão da Metra, concessionária que opera o Corredor ABD, em troca da implantação do “BRT Metropolitano ABC Paulista”, corredor de ônibus com vias expressas que substituíra a Linha 18-Bronze.

Parece ironia, já que a Metra seria a maior prejudicada pela implantação da Linha 18-Bronze do monotrilho, e agora, ela pode herdar o corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT) que foi colocado como uma alternativa mais barata e rápida no quesito obras.

A informação sobre essa intenção consta no Plano de Negócios da EMTU para 2020, empresa do governo de São Paulo que gerencia as linhas de ônibus municipais e o VLT da Baixada Santista.

Inicialmente a proposta de investimentos elaborada pela EMTU/SP para 2020 previa a solicitação de recursos por meio da Ação Orçamentária 2616, para a contratação dos Projetos e Desapropriações para a implantação do modal.

Entretanto, a Proposta Orçamentária de 2020, da secretaria da Fazenda e Planejamento encaminhado à Alesp, não contemplou recursos suficientes do Tesouro do Estado para o BRT. Na ocasião, apenas simbólicos R$ 10 reais foram colocados à disposição, uma forma de permitir que o governo faça remanejamentos de outros projetos, caso necessário.

Agora, a EMTU está estudando a possibilidade de repassar o projeto para a Metra, mediante uma renegociação em que a concessão do Corredor ABD seria ampliada tendo em contrapartida o investimento privado no BRT.

Um grupo foi instruído visando viabilizar a execução do empreendimento por meio de parcerias com investimentos da iniciativa privada. Um dos meio, citados neste texto conforme falamos é a prorrogação da concessão da Metra.

Caso seja concretizado esta parceria com a prorrogação da concessão da Metra, a operadora vai ampliar seu domínio no transporte público no ABC Paulista e para o gestão de João Doria um alívio. Já que será uma forma de economizar recursos públicos ao não precisar investir em um transporte, já que a iniciativa privada o fará.

BRT Metropolitano ABC Paulista

Após a gestão Doria descartar a implantação do monotrilho da linha 18-Bronze, o governo de São Paulo colocou como alternativa o corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Trasit (BRT).

O BRT Metropolitano ABC Paulista, nome dado ao modal, promete ligar as regiões de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul até as estações Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e 10-Turquesa da CPTM), e Sacomã (Linha 2-Verde do Metrô) na capital paulista.

Ainda não há um prazo definido para sua implantação, porém, estima-se que fique pronto até 2022.

*Com informações do ViaTrólebus

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *