O ex-presidente da CPTM, Sergio Avelleda, disse que o Trem Intercidades “é um projeto de redesenho urbano da grande macrometropole de São Paulo-Campinas“. A fala foi dita durante uma live com portais de mobilidade, entre os quais, o Rede Noticiando participou.
Avelleda lembrou que no passado o Brasil teve uma rede de médio e longo percurso de trens, mas que sucumbiu por falta de investimentos.
“Até os anos 1980, a gente teve uma rede que funcionava muito bem no Brasil. Infelizmente, a falta de investimento foi reduzindo a qualidade, degradando a qualidade, reduzindo passageiro, levou a mais falta de investimento até a completa inviabilidade operacional desses trens. Hoje a gente luta com muita energia pela retomada do trem intercidades”, afirmou Avelleda.
Como exemplo internacional, Avelleda usou a Holanda, onde em qualquer vilarejo há acesso a uma estação de trem que permite conexão com a malha nacional de trilhos. Avelleda ainda diz que não acredita que o Trem Intercidades vá “brigar” por passageiros com as linhas de ônibus rodoviários.
Além de ex-presidente da CPTM, Sergio Avelleda, também foi presidente do Metrô de São Paulo e é ex-secretário de Mobilidade e Transportes da capital.
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram