outubro 20, 2020

O Estado de São Paulo vai passar a multar pessoas sem máscaras em locais públicos e estabelecimentos comerciais que permitam a entrada de clientes sem o equipamento de proteção.

O anuncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, nesta segunda-feira, 29 de junho.

Segundo Doria, a medida passa a valer a partir da próxima quarta-feira, 1° de julho. A vigência será para todo o estado de São Paulo. Um decreto com essa decisão será publicado no Diário Oficial desta terça-feira, dia 30.

Valor das multas

As multas serão de R$ 500 para quem for flagrado sem o equipamento de proteção nas ruas das cidades paulistanas em locais como parques e centros urbanos. Já os estabelecimentos comerciais terão que pagar R$ 5 mil por pessoa sem máscara que permitirem entrar.

Justificativas para a decisão

Doria informou que para justificar sua decisão, na capital paulista, o índice do uso de máscaras de proteção subiu de 96% para 97%, mas ainda há 3% da população ignorando essa determinação. Ele não explicou como o cálculo é feito e nem quem faz a medição.

“O valor integral dessas multas será revertido para o Programa do Alimento Solidário. E a fiscalização vai ficar a cargo dos órgãos de vigilância sanitária dos estados e municípios”, disse o governador. “Quero lembrar a todos que o uso de máscara passará, depois dessa pandemia, a ser algo cotidiano em nossas vidas, como vestir um par de sapatos, uma camisa, uma indumentária.”

Queda em mortes

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, dia 29, foram registrados 275.145 casos de Covid-19 no estado de São Paulo, com 14.398 mortes. 

Segundo o governo, houve uma redução de 144 mortes por Covid-19 na última semana, encerrada no domingo (28), em relação à semana anterior. 

A ocupação de UTIs no estado ficou 65%, segundo o governo. Na grande São Paulo, este índice é de 66,6%.

A taxa de isolamento avançou no estado e na capital entre sábado e domingo, dias 27 e 28. No estado, saiu de 48% para 52%. Na capital, foi de 49% para 53%.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.