fevereiro 4, 2023

A Autopass concluiu no dia 18 de outubro a implantação do processo de habilitação de todos os ônibus da Danúbio Azul e Raposo Tavares no município de Cotia para aceitação do Cartão TOP (Comum e Vale-Transporte) nas linhas municipais da cidade. A novidade também chega a São Roque e Ibiúna, que passam a aceitar o TOP nas linhas suburbanas atendidas pela Danúbio Azul. O processo envolveu todas as etapas de preparação de infraestrutura para viabilizar a utilização da Plataforma TOP como novo meio de acesso e pagamento do transporte público dos municípios, disponibilizando também novos validadores no interior dos ônibus aos passageiros.  

A partir de agora, os passageiros desses municípios já estão habilitados a utilizar no transporte local o Cartão TOP, que é válido também nas linhas intermunicipais de ônibus da EMTU na região RMSP e nos trilhos da CPTM e do Metrô, permitindo o desconto de R$ 1,50 na integração entre o ônibus intermunicipal com os trilhos. Os passageiros que ainda possuem o BOM podem seguir adquirindo créditos no cartão, em breve uma data limite para a venda de créditos para as modalidades Comum e Vale-Transporte serão informadas.

Transição para o TOP

Iniciada em 2021, a transição para a Plataforma TOP é uma etapa importante do processo de modernização dos meios de pagamento no transporte público da Capital e da Região Metropolitana de São Paulo. Além de Cotia, cidades como Arujá, Taboão da Serra e Rio Grande da Serra já optaram pela utilização do TOP como sistema de pagamento das linhas de ônibus municipais.

O Cartão TOP pode ser solicitado em mais de 80 lojas credenciadas por toda Capital e Região Metropolitana de São Paulo em locais estratégicos, para que o passageiro tenha facilidade na emissão. Esse pedido é totalmente gratuito. Confira abaixo todos os canais em que o Cartão Top pode ser solicitado:

Agendamento para cadastro e retirada do cartão pelas lojas credenciadas pode ser feito pelo link.

Aplicativo TOP: disponível para download nos sistemas Android e iOS, o cadastro via aplicativo TOP é rápido e intuitivo. Após o cadastramento, o passageiro pode optar por retirar gratuitamente o cartão em um dos pontos físicos ou receber em casa pagando uma taxa de entrega no valor de R$ 22,30. 

Estações do Metrô e da CPTM: há postos de emissão do cartão TOP nas estações Granja Julieta, São Caetano do Sul (atendimento: de Segunda a Sábado, das 07h às 19h); Prefeito Saladino, Utinga e Consolação (atendimento:  de Segunda a Sábado, das 13h às 19h); Belém (atendimento: de Segunda a Sábado, das 06h às 22h) e Jardim Colonial (atendimento: de Segunda a Sábado, das 10h às 16h).

Créditos do BOM

Mesmo após a emissão do cartão TOP, os passageiros dos municípios que ainda têm o cartão BOM poderão utilizar normalmente os créditos já adquiridos. O saldo de créditos do BOM pode ser consultado nos validadores dos ônibus, ou por atendimento eletrônico da central telefônica, no 11.3888.2200.

Ruan Filipe

Estudante, fã de games e de astronomia. Sou auxiliar de redação do Rede Noticiando e aqui trarei assuntos sobre mobilidade e tecnologia.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *