O eixo norte-sul do sistema BRT Sorocaba entrou em operação no último domingo, dia 30 de agosto. A viagem é do Terminal Vitória Régia até o extremo da zona sul da cidade. A todo são 12 estações localizadas na avenida Itavuvu e outros 44 pontos de parada distribuídos nos corredores estruturais, pagando apenas uma única tarifa.

O circuito a ser realizado pelas linhas percorrerá as seguintes vias:

IDA – Avenida Izoraida Marques Peres, Avenida Antônio Carlos Comitre, Avenida Washington Luiz, Comendador Pereira Inácio, Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, rotatória, Avenida Dom Aguirre, Terminal São Paulo, Rua Leopoldo Machado, Rua Álvaro Soares, Rua Francisco Scarpa, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Rua Armando Zuliani, Rua Euripdes Fogaça, Avenida General Osório, Rua Maciel Baião, Avenida Itavuvu, Rua Antônio Silva Saladino e Terminal Vitória Régia.

VOLTA – Terminal Vitória Régia, Rua Antônio Silva Saladino, Avenida Itavuvu, Rua Major Gambeta, Rua Castanho Taques, Avenida Santos Dumond, Avenida Ademar de Barros, Avenida General Osório, Rua Professor Toledo, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Rua Padre Luiz, Rua Santa Clara, Avenida Comendador Pereira Inácio, Avenida Washington Luiz, Avenida Antônio Carlos Comitre e Avenida Izoraida Marques Peres.

De acordo com o Diretor de Operações do BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, cruzar a cidade da zona norte à sul será mais tranquilo a partir de agora. “Todo começo existe uma adaptação, mas acredito que conforme os passageiros forem utilizando o sistema, perceberão seus benefícios. Esperamos que muitas pessoas deixem seus veículos para fazer esse descolamento de BRT. O que é muito bom. Queremos ver a retomada do passageiro ao transporte coletivo”, destaca.

Frota e fase inicial

Nesta fase inicial e parcial de testes, uma frota de 43 novos veículos (14 superarticulados e 29 padron) com *ar condicionado, tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras e painéis de informações ao usuário* estarão à serviço da população. Os veículos possuem elevador e espaços adaptados e dedicados a pessoas com necessidades especiais.

Além dos veículos BRT, o Terminal Vitória Régia receberá os ônibus oriundos das linhas alimentadoras que circulam pelos bairros. Essas linhas compõem o atual sistema de transporte da cidade e a sua cobertura será mantida. A única mudança será o aumento da capilaridade de trajetos nos bairros para facilitar a chegada das pessoas para o embarque no BRT. Se o passageiro estiver em seu bairro, por exemplo, será atendido por um veículo que roda nas linhas alimentadoras e o levará até um terminal ou estações de integração.

Ferreira esclarece ainda que, toda operação é monitorada via GPS e câmeras controladas no Centro de Controle Operacional (CCO), responsável pela gestão do fluxo de passageiros e veículos. As imagens registradas também serão espelhadas no sistema de controle da Urbes Trânsito e Transporte.

Tarifa

O valor da passagem será o mesmo utilizado na cidade e, pelo período de 1h, o passageiro está liberado para realizar baldeações com uma única tarifa. O acesso é permitido via “Cartão Cidadão” ou crédito avulso. Caso o usuário não tenha o “Cartão Cidadão”, pode adquirir o crédito via compra digital e recebimento de QR Code no celular ou impresso (se estiver em um totem de atendimento). Depois, basta aproximar o celular ou o ticket com QR Code do validador e a entrada será liberada.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.