julho 4, 2022

Nova tecnologia promete possibilitar conforto e novos usos mais avançados da rede móvel

Com apenas o 4G ou o 4G+, as redes mais atualizadas e utilizadas da contemporaneidade, já é possível realizar uma infinidade de tarefas, de navegar na web a assistir a vídeos no YouTube ou ouvir músicas em aplicativos. Mas, conforme a tecnologia avança, as necessidades aumentam, e já está para chegar uma nova rede com muito mais possibilidades: o 5G.

Chegada do 5G no mundo

Essa rede já está disponível em países da Europa desde 2019. Itália, Irlanda, Alemanha,  Finlândia, Espanha, Hungria, Estônia, Áustria e Reino Unido são alguns dos países que se tornaram os primeiros a obter o 5G.

Em Portugal, a Nos obteve, em novembro de 2021, a licença para a exploração do 5G, tornando-se a primeira empresa a disponibilizar a tecnologia no país. A previsão é de que a rede esteja pronta para ser completamente implementada ainda neste ano.

No Brasil, a previsão é de que o 5G seja implementado também neste ano, chegando em primeira mão nas capitais do país. Com baixa latência e 100 vezes mais rapidez que o 4G, a nova rede promete revolucionar das mais simples até as mais complexas tarefas online.

As novidades que essa tecnologia traz 

Para se ter uma ideia, o 5G pode possibilitar cirurgias remotas. A questão da baixa latência, ou baixo tempo de resposta, é a chave para esse tipo de tarefa funcionar. O 5G poderá conectar múltiplos aparelhos a uma rede de resposta rápida com inúmeros benefícios. 

Através dessa rede, será possível utilizar veículos que se pilotam sozinhos, uma vez que a velocidade de resposta irá facilitar o processo de funcionamento dos sistemas responsáveis pela direção automatizada, podendo até mesmo conectar múltiplos veículos, otimizando redes de dados e data centers.

A navegação em aparelhos móveis ficará muito mais rápida também, possibilitando o uso de celular como segundo computador completamente realizado. A experiência de jogos será melhorada a ponto de terminarem as interrupções. Seja você um gamer de MOBAs ou fã de airsoft e jogador de FPS, a experiência de jogo será muito mais completa e satisfatória. 

A mudança certamente trará novos investimentos na infraestrutura da comunicação brasileira, o que certamente resultará em inúmeras oportunidades na área e um avanço tecnológico. Uma vez que a infraestrutura esteja completamente moldada a favor do 5G e das tecnologias que o irão acompanhar, será só uma questão de tempo e adaptação até que passemos a utilizar o celular nas ruas da mesma maneira que utilizamos em casa: como se estivéssemos conectados ao Wi-Fi.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Flávia Viana

Jornalista e editora convidada do Rede Noticiando. Contribui com pautas sobre saúde, tecnologia, aplicativos e mobilidade urbana.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.