junho 25, 2022

Conectar-se ao mundo virtual e perceber que a realidade é presente transforma o mundo da beleza e da moda

Considerando que a próxima etapa da internet estará associada à interação e à realização de qualquer atividade, como trabalhar, jogar, fazer compras e divertir-se, o mundo aposta no metaverso, onde as grandes empresas de tecnologia prometem dar novos rumos na comunicação humana. Dessa forma, o mundo da moda e da beleza também passa por um processo de modernização e do grande uso da tecnologia a seu favor. A proposta está na interação das pessoas por meio de avatares digitais e também criada por diversas tecnologias: realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas, entre outras, isto é, no  metaverso. 

Marcas de beleza invadem o metaverso

Tanto é que muitas marcas do ramo da beleza passam a adotar uma abordagem híbrida, que aos poucos ganha visibilidade. Por exemplo, em novembro, uma marca de maquiagem – Charlotte Tilbury – fez o lançamento de sua loja virtual, cuja plataforma concede ao usuário convidar até quatro pessoas para que juntos façam compras, inclusive para conversar no chat e até receber a orientação de consultores como maquiadores e influenciadores virtualmente, sem contar que podem acessar até produtos exclusivos disponibilizados. 

No Brasil, a famosa empresa de cosméticos O Boticário fez a ativação dentro do jogo Avakin Life, onde os produtos podem ser comprados com o uso dos BotiCoins e depois com resgate no Beauty Quest ou no Fashion Contest, jogos virtuais para o mundo da beleza. Assim como os filtros que ganharam novo cenário no aplicativo Be Beleza Tech, que através das câmeras mostra as etapas de como se maquiar, ideal para que as consultoras aumentem suas vendas.

A busca pelo sensorial

O desafio do mundo do metaverso é enorme, pois fazer com que o usuário tenha a sensação de experimentar um blush em seu rosto e conseguir imaginar como ficará no seu tom de pele, ou até mesmo experimentar um hidratante sem tocá-lo com suas mãos, é a proposta do metaverso, um desafio fácil de encarar para a chamada geração Z, que tem no jogo virtual a mesma visão do mundo real; portanto, sem dificuldade para encará-lo. Tanto é que no mundo virtual tudo será possível, como realizar hábitos cotidianos, se perfumar, cuidar da pele e até mesmo fazer uma depilação a laser na virilha, por exemplo, porém de forma virtual.

Nessa mistura de mundo físico e digital, as possibilidades de novas experiências são ilimitadas, ainda mais se considerarmos os novos conceitos dimensionais de tempo e de espaço. Na verdade, será um novo olhar para um mundo mais amplo, mais criativo, aberto para a participação, colaboração e criatividade, ou seja, atraente e fascinante.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Flávia Viana

Jornalista e editora convidada do Rede Noticiando. Contribui com pautas sobre saúde, tecnologia, aplicativos e mobilidade urbana.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.