setembro 20, 2020

Dois anos após assumir a concessão para operar a administrar a Linha 5-Lilás de metrô, a ViaMobilidade começa a “mudar a cara” do ramal que liga o Capão Redondo até Chácara Klabin.

Entre os anos de 2002 e 2014, a linha operava apenas no trecho elevado (exceto Largo Treze) partindo do Capão Redondo, no chamado trecho original. Entre os anos de 2014 e 2018 foram abertas as mais novas e modernas estações, com bastante iluminação natural, portas de plataforma instaladas em algumas (em outras os trabalhos de instalação seguem até hoje), sem contar com uma sinalização mais clara e agradável, aperfeiçoando a experiência no uso dos passageiros. No caso das estações mais antigas, os padrões são semelhantes as estações mais antigas operadas pelo Metrô de São Paulo, com pisos emborrachados na plataforma, iluminação fraca e claro, a famosa despadronização nas placas de sinalização da Companhia.

No dia 4 de agosto a ViaMobilidade completou 2 anos à frente da Linha 5-Lilás e aos poucos vem mudando essa despadronização entre as estações, buscando oferecer uma única identidade ao ramal.

Além de já ter substituído a sinalização visual original por placas inteiramente na cor lilás, a empresa já substituiu nas estações Capão Redondo, Campo Limpo e Giovanni Gronchi o piso de borracha (pluirograma), pelo porcelanato, cuja manutenção é mais fácil e que contribui para deixar os ambientes mais claros.

Estação Largo Treze

A secretária dos Transportes Metropolitanos publicou em uma rede social algumas fotos que mostram a troca do piso na estação Largo Treze, única parada do trecho antigo que é subterrânea.

Restam ainda passar por esse processo de modernização as estações Vila das Belezas e Santo Amaro, sendo que essa última, o processo será diferente já que a ViaMobilidade fará obras de ampliação das plataformas para melhorar a transferência entre a linha 5-Lilás e a linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Por falar nessas obras, a concessionária já cercou os arredores da estação com tapumes para preparar as intervenções.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Amante de livros, fotógrafa aspirante e amante de astronomia. Dona do instagram Diário da CPTM
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.