setembro 20, 2020

A estação Panamby da Linha 17-Ouro ainda segue nos planos, pelo menos comerciais, dos empresários que estão investindo em um complexo nas promidades de onde deve (ou deveria) ser erguido a parada.

Um material recente divulgado do complexo Parque Global, que está localizado ao lado da Marginal Pinheiros, na Zona Sul de São Paulo, mostra que a futura estação Panamby continua fazendo parte dos planos da construtora, que pretende interligar o shopping center com mil m² de área locável e um conjunto de edifícios que inclui espaço para coworking, consultórios médicos e hotel ao ramal de monotrilho.

Não é segredo para ninguém que o Metrô de São Paulo tem focado em finalizar as obras do trecho denominado “prioritário”, entre a estação Morumbi e o Aeroporto de Congonhas, que está em obras desde 2012.

A estação Panamby faz parte da fase 3, que levará a linha 17-Ouro partindo da estação Morumbi até a estação São Paulo-Morumbi (com transferência para a linha 4-Amarela), passando pelos bairros como Panamby, Paraisópolis e Morumbi. Vale lembrar que a fase 3 faz parte do trecho mais polêmico, algo de protestos por utilizar parte de um cemitério e o eixo avenida Jorge João Saad, o que motivou movimentos de bairro a pedir pelo cancelamento do projeto.

O lado bom é que a estação Panamby ficará localizada próximo à Marginal Pinheiros, dentro do terreno do complexo. A construtora viu na Linha 17-Ouro uma oportunidade para ampliar a atratividade do empreendimento e decidiu incorporá-lo ao projeto, inclusive alterando o estilo da estação para seguir os traços do complexo.

Mais uma estação doada?

Na ilustração acima publicada pela construtora, a estação Panamby é mostrada com passarelas conectado o shopping e o conjunto corporativo. Ainda não se sabe se a intenção da Bueno Netto é oferecer algo semelhante ao que a a Brookfiel fez com a CPTM ao propor a construção da estação João Dias e depois doa-lá ao Estado, entretanto, esse parece ser o caminho natural mais óbvio para o projeto.

O projeto conta ainda com uma enorme enorme passarela de pedestres e ciclistas que atravessará o Rio Pinheiros e permitirá uma ligação entre o empreendimento e a estação Granja Julieta da Linha 9-Esmeralda, assim como o comércio e serviços existente na outra margem, demonstrando preocupação com a mobilidade urbana.

Fatores técnicos

Levar a linha 17 no sentido Panamby não é um desafio técnico ou financeiro. Segundo o site MetrôCPTM, existem cerca de 900 metros de vias em obras após a estação Morumbi, restanto aproximadamente outros 350 metros e a transposição do rio para chegar ao local da estação Panamby.

Um possível complicador, no entanto, é a suposta ausência de aparelhos de mudança de via na região, necessários para que os trens possam retorna no sentido do aeroporto.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Ruan

Sou estudante, auxilar de redação e criador de conteúdo do Rede Noticiando. Games e música estão entre meus temas favoritos.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.