Novos trens causa preocupação em investidor de concessão da CPTM
O curto prazo para o início da entrega dos 30 novos trens para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda têm incomodado os potenciais investidores na concessão das duas linhas, que atualmente são operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A jornalista Joana Cunha em sua coluna no jornal Folha de São Paulo é quem trouxe a informação. Confira o texto abaixo na íntegra:
Potenciais investidores interessados na concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM em São Paulo estão incomodados com o prazo previsto para o início da entrega dos 30 novos trens. O cronograma de 12 meses após a assinatura do contrato para o começo do processo foi considerado muito curto na comparação com o tempo praticado historicamente na indústria de metrôs e ferrovias, o que pode acabar restringindo a quantidade de competidores.
Dentro do governo, a avaliação é a de que o prazo curto vai evitar problemas jurídicos que poderiam atrasar o andamento nos órgãos de controle.
O projeto de 30 anos de concessão das duas linhas, que em 2019 superaram 1 milhão de passageiros em dia útil, envolve um investimento de aproximadamente R$ 2,6 bilhões em melhorias nas linhas nos primeiros seis anos.
Os recursos aportados pelo novo investidor abrangem a reforma de 35 estações e a construção de outras duas, além da aquisição da nova frota de mais 30 composições.
Licitação da concessão das linhas 8 e 9 da CPTM deve ser lançada em agosto
Por Igor Roberto-Rede Noticiando
A concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM deve ter sua licitação lançada na primeira quinzena de agosto. Quem deu essa informação foi o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante uma entrevista para à Revista Ferroviária.
Segundo Baldy, a previsão é que os contratos sejam assinados no início de 2021.
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram