Trens da frota K realizam testes de calibragem do CBTC na linha 2-Verde
Trens da frota K do Metrô de São Paulo foram vistos recentemente estacionados em pátios e estacionamentos anexos a Linha 2-Verde. A frota é composta por 25 trens (do K01 ao K25) que operam desde sua modernização na Linha 3-Vermelha, entre Corithians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda.
De acordo com fontes ligadas ao Rede Noticiando, os trens estão posicionados próximos a Linha 2 para a realização de calibragem do sistema CBTC, que já é presente no ramal que liga a Vila Prudente até Vila Madalena, e que está sendo instalado nas linhas 1-Azul e 2-Verde.
O que é o CBTC?
Um sistema CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, é um sistema de controle e sinalização ferroviária que faz uso de comunicações bidirecionais entre o equipamento do trem e o equipamento na via, com o objetivo de gerenciar o tráfego. Desta forma, a posição exata de um trem numa linha é conhecida com maior precisão que nos sistemas de controle tradicionais e, com isso, dita gestão do tráfego ferroviário se leva a cabo de uma forma mais eficiente e segura.
Formalmente, poderíamos definir um sistema CBTC como um “sistema de controle automático e contínuo do trem, que utiliza determinação em alta resolução da localização de um comboio independente de circuitos de via; que está baseado na comunicação contínua e de alta capacidade de dados entre o trem e a via; e com processadores tanto no trem como na via capazes de implementar funcionalidades de proteção (Automatic Train Protection, ATP), e opcionalmente funcionalidades de controle (Automatic Train Operation, ATO) e supervisão (Automatic Train Supervision, ATS)”, tal e como se especifica no regular IEEE 1474. Ao conjunto de ATP, ATO e ATS chama-se comumente ATC (Automatic Train Control).
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram