agosto 4, 2020

As obras de reforma e ampliação da estação Santo Amaro ainda não surtiram efeito que dê algum destaque para os passageiros que por lá passam, entretanto, imagens divulgadas pelo escritório de arquitetura Oliveira Cotta revelam vários detalhes do projeto, que irá ampliar o espaço de transferência entre as duas estações da linha 5-Lilás, construída sobre uma ponte estaiada, e da Linha 9-Esmeralda da CPTM, erguida nos 80 e é tombada pelo patrimônio histórico.

As obras de ampliação são de responsabilidade da concessionária ViaMobilidade, que opera a linha 5-Lilás de metrô. A ação é uma das contrapartidas da concessão do ramal que liga o Capão Redondo até Chácara Klabin.

Confira abaixo algumas fotos de como deve ficar o local após a reforma (arraste para o lado):

Detalhes da reforma e das melhorias

Para melhorar a fluidez dos passageiros, especialmente em horários de maior movimentação, ao todo, serão implantados aproximadamente 4.000 metros quadrados a mais de espaço nas plataformas, mezanino e passarela de integração e serão instaladas mais 8 escadas rolantes e 4 elevadores.

Na Estação da Linha 5-Lilás, o espaço das plataformas será ampliado com a construção de uma plataforma auxiliar de sete metros de largura, ao lado da existente, em cada um dos sentidos. Na extremidade de cada plataforma ampliada, serão acrescentadas três escadas rolantes, 1 escada fixa e 1 elevador.

Também serão alargados o mezanino da estação da CPTM e a passarela de integração entre as duas linhas, que passará a ter 14 metros de largura e ganhará um par de escadas rolantes para acesso à plataforma. Adicionalmente, será construída nova passarela de 6 metros de largura, para integrar as duas estações. Por fim, no acesso ao mezanino da estação de trem será instalado um novo conjunto de bilheterias e haverá substituição dos bloqueios (catracas) na integração por câmeras de contagem.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em um prazo de até 24 meses. O investimento está inserido no montante previsto de R﹩ 3 bilhões ao longo dos 20 anos de concessão.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Roberto says:

    Só acho que a estação de CPTM Santo Amaro (aliás todas) deveria ser fechada nas laterais com estrutura de vidro, pois quando chove a gente se molha, acho uma grande falta de responsabilidade quem projetou e quem aprovou o projeto das estações. E acho que o valor cobrado pelas empresas que constroem dariam para um projeto com mais respeito pelos usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.